segunda-feira, 26 de setembro de 2016

1 de Abril

PROVÉRBIOS 12:10
10.O JUSTO tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.

SALMO 73:1-28
1.VERDADEIRAMENTE bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
2.Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3.Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
4.Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
5.Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
6.Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
7.Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
8.São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
9.Põem as suas bocas contras os céus, e as suas línguas andam pela terra.
10.Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
11.E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
12.Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
13.Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
14.Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
15.Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
16.Quando pensava em entender isso, foi para mim muito doloroso;
17.Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
18.Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
19.Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
20.Como um sonho, quando se acorda, assim, ó SENHOR, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
21.Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
22.Assim me embruteci, e nada sabia, fiquei como um animal perante ti.
23.Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
24.Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
25.Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
26. minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
27.Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
28.Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras.

LUCAS 9:28-50
28.E ACONTECEU que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar,
29.E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
30.E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias.
31.os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
32.E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
33.E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
34.E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
35.E saiu da nuvem uma voz que dia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
36.E, tendo soando aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
37.E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;
38.e eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.
39.Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.
40.E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
41.E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho.
42.E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.
43.E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos:
44.Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.
45.Mas eles não entendiam estas palavras, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.
46.E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.
47.Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si,
48.e disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós  todos for o menor, esse mesmo é grande.
49.E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
50.e Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.

DEUTERONÔMIO 18:1-22
1.OS SACERDOTES levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão.
2.Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhes tem dito.
3.Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo, que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho.
4.Dar-lhes-ás primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.
5.Porque o SENHOR teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do SENHOR, ele e seus filhos, todos os dias.
6.E, quando chegar um levita de alguma das tuas portas, de todo o Israel, onde habitar; e vier com todo o desejo da sua alma ao lugar que o SENHOR escolher;
7.e servir no nome do SENHOR seu Deus, como também todos os seus irmãos, os levitas, que assistem ali perante o SENHOR,
8.igual porção comerão, além das vendas do seu patrimônio.
9.Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
10.Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador , nem agoureiro, nem feiticeiro; 
11.nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12.pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu deus os lança fora de diante de ti.
13.Perfeito será, como o SENHOR teu Deus.
14.Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.
15.O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
16.conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembleia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
17.Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
18.Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
19.E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.
20.Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que  eu não lhe tenha mandado falar; ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
21.E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
22.Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.


DEUTERONÔMIO 19:1-21
1.QUANDO o SENHOR teu Deus desarraigar as nações cuja terra te dará o SENHOR teu Deus, e tu as possuíres, e morares nas suas cidades e nas suas casas,
2.três cidades separarás, no meio da terra que te dará o SENHOR teu Deus para a possuíres.
3.Preparar-te-ás o caminho; e os termos da tua terra, que te fará possuir o SENHOR teu Deus, dividirás em três; e isto será para que todo o homicida se acolha ali.
4.E este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes;
5.como aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá;
6.para que o vingador do sangue não vá após o homicida, quando se enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida; porque não é culpado da morte, pois o não odiava antes.
7.Portanto te dou ordem, dizendo: Três cidades separarás.
8.E, se o SENHOR teu Deus dilatar os teus termos, como jurou a teus pais, e te der toda a terra que disse daria a teus pais
9.(porquanto guardares todos estes mandamentos, que hoje te ordeno, para cumprí-los, amando ao SENHOR teu Deus e andando nos seus caminhos todos os dias), então acrescentarás outras três cidades além destas três.
10.Para que o sangue inocente não se derrame no meio da tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá por herança, e haja sangue sobre ti.
11.Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere mortalmente, e se acolhe a alguma destas cidades,
12.então os anciãos da sua cidade mandarão buscá-lo; e dali o tirarão, e o entregarão na mão do vigador do sangue, para que morra.
13.O teu olho não o perdoará; antes tirarás o sangue inocente de Israel, para que bem te suceda.
14.Não mudes o limite do teu próximo, que estabeleceram os antigos na tua herança, que receberás na terra que te dá o SENHOR teu Deus para a possuíres.
15.Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.
16.Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, 
17.então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias.
18.E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra o seu irmão,
19.far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.
20.Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.
21.O teu olho não perdoará, vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.


DEUTERONÔMIO 20:1-20
1. QUANDO saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terá temor; pois o SENHOR teus Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
2.E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
3.e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração; Não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis ditante deles,
4.pois o SENHOR vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.
5.Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou: Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre.
6.E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou: Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute.
7.E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu: Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba.
8.E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.
9.E será que, quando os oficiais acabarem de falar ao povo, então designarão os capitães dos exércitos para a dianteira do povo.
10.Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.
11.E será que, se te responder com paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá.
12.Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
13.E o SENHOR teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
14.Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR teu Deus.
15.Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti,  que não forem das cidades destas nações.
16.Porém, das cidades destas nações, que o SENHOR teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida.
17.Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus,e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o SENHOR teu Deus.
18.Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o SENHOR vosso Deus.
19.Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado , porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco.
20.Mas as árvores que souberes que não são árvores de alimento, destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes,até que esta seja vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário