sexta-feira, 23 de setembro de 2016

2 de Março

PROVÉRBIOS 10:22
10.A BÊNÇÃO do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.

SALMO 45:1-17
1.O MEU coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.
2.Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
3.Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.
4.E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade ], da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis.
5.As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.
6.O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; e cetro do teu reino é um cetro de equidade.
7.Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
8.Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram.
9.As filhas dos reis estavam ente as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainho ornada de finíssimo ouro de Ofir.
10.Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
11.Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu SENHOR, adora-o.
12.E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
13.A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
14.Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
15.Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
16.Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
17.Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso oso povos te louvarão eternamente.

MARCOS 10:32-52
32.E IAM no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se, e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir,
33.dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.
34.E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.
35.E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
36.E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
37.E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
38.Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
39.E eles, lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;
40.mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.
41.E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
42.Mas, Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;
43.mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
44.e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
45.Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
46.Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho mendigando.
47.E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
48.E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
49.E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
50.E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
51.E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça: E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
52.E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

LEVÍTICO 25:47-55
47.E SE o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro,
48.depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar;
49.ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo.
50.E acertará com aquele que o comprou, desde o ano que se vendeu a ele até ao ano do jubileu, e o preço da sua venda será conforme o número dos anos; conforme os dias de um diarista estará com ele.
51.Se ainda faltarem muitos anos, conforme a eles restituirá, para seu resgate, parte do dinheiro pelo qual foi vendido,
52.e se ainda restarem poucos anos até ao ano do jubileu, então fará contas com ele; segundo os seus anos restituirá o seu resgate.
53.Como diarista, de ano em ano, estará com ele; não se assenhoreará sobre ele com rigor diante dos teus olhos.
54.E, se deste sorte não se resgatar, sairá no ano do jubileu, ele e seu filhos com ele.
55.Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, que tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus.


LEVÍTICO 26:1-46
1.NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
2.Guardareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.
3.Se andardes nos meus estatutos; e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes,
4.então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;
5.e a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar; e habitareis seguros na vossa terra.
6.Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terraq, e pela vossa terra não passará espada.
7.E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós.
8.Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
9.E para vós olharei, vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
10.E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova.
11.E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
12.E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.
13.Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.
14.Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,
15.e se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
16.então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vosso inimigos a comerão.
17.E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos, e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir.
18.E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então eu prosseguirei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.
19.Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre.
20.E em vão se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua colheita, e as árvores da terra não darão o seu fruto.
21.E se andardes contrariamente para comigo, e não me quiserdes ouvir, trar-vos-ei pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados.
22.Porque enviarei entre vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e desfarão o vosso gado, e vos diminuirão; e os vossos caminhos serão desertos.
23.Se ainda com estas coisas não vos corrigirdes voltando para mim, mas ainda andardes contrariamente para comigo,
24.eu também andarei contrariamente para convosco, e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
25.Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.
26.Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por pesos; e comereis, mas não vos fartareis.
27.E se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo,
28.também eu para convosco andarei contrariamente em furor; e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
29.Porque comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas.
30.E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós.
31.E reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave.
32.E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem.
33.E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas.
34.Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a terra descansará, e folgará nos seus sábados.
35.Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela.
36.E, quanto aos que de vós ficarem, eu porei tal pavor nos seus corações, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; e fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir.
37.E cairão uns sobre os outros como diante da espada, sem ninguém os perseguir; e não podereis resistir diante dos vossos inimigos.
38.E perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos consumirá.
39.E aqueles que entre vós ficarem se consumirão pela sua iniquidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniquidade de seus pais com eles se consumirão.
40.Então confessarão a sua iniquidade, e a iniquidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; como também eles andaram contrariamente para comigo.
41.Eu também andei para com eles contrariamente, e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se então o seu coração incircunciso se humilhar, e então tomarem por bem o castigo da sua iniquidade,
42.também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei.
43.E a terra será abandonada por eles, e folgará nos seus sábados, sendo assolada por causa deles; e tomarão por bem o castigo da sua iniquidade, em razão mesmo de que rejeitaram os meus juízos e a sua alma se enfastiou dos meus estatutos.
44.E, demais disto também, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem me enfadarei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o SENHOR seus Deus
45.Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus, eu sou o SENHOR.
46.Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o SENHOR entre si os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.


LEVÍTICO 27:1-13
1.FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2.Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão as pessoas ao SENHOR.
3.Se for a tua avaliação de um homem, da idade de vinte anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinquenta siclos de prata, segundo siclo do santuário.
4.Porém, se for mulher, a tua avaliação será de trinta siclos.
5.E, se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação de um homem será vinte siclos e da mulher dez siclos.
6.E, se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação de um homem será de cinco siclos de prata, e a tua avaliação pela mulher será de três siclos de prata.
7.E, se for de sessenta anos e acima, pelo homem a tua avaliação será de quinze siclos e pela mulher dez siclos.
8.Mas, se for mais pobre do que a tua avaliação, então apresentar-se-á diante do sacerdote, para que o sacerdote o avalie; conforme as posses daquele que fez o voto, o avaliará o sacerdote.
9.E, se for animal dos que se oferecem em oferta ao SENHOR, tudo quanto der dele ao SENHOR será santo.
10.Não o mudará nem o trocará bom por mau, ou mau por bom; se porém de alguma maneira trocar animal por animal, tanto um como o outro, será santo.
11.E, se for algum animal imundo, dos que não se oferecem em oferta ao SENHOR, então apresentará o animal diante do sacerdote,
12.e o sacerdote o avaliará, seja bom ou seja mau; segundo a avaliação do sacerdote, assim será.
13.Porém, se de alguma  maneira o resgatar, então acrescentará a sua quinta parte sobre a tua avaliação.

APOCALIPSE 2:1-29
1.ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de outro:
2.Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3.E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4.Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5.Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras, quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6.Tens, porém, insto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
8.E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu.
9.Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10.Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
12.E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios;
13.Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14.Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
15.Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
16.Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
18.E AO ANJO da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Folho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19.Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20.Mas tenho contra tique toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21.E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22.Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virão grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23.E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24.Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25.Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26.E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27.e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
28.E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário