sexta-feira, 30 de setembro de 2016

10 de Maio

PROVÉRBIOS 14:34-35
34.A JUSTIÇA exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações.
35.O rei se alegra no servo prudente, mas sobre o que o envergonha cairá o seu furor.

SALMO 106:32-48
32.INDIGNARAM-NO também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles;
33.Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios.
34.Não destruíram os povos, como o SENHOR lhes dissera.
35.Antes se misturaram com os gentios, e aprenderam as suas obras.
36.E serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço.
37.Demais disto, sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios
38.E derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi manchada com sangue.
39.Assim se contaminaram com as suas obras, e se corromperam com os seus feitos.
40.Então se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança.
41.E os entregou nas mãos dos gentios; e aqueles que os odiavam se assenhorearam deles.
42.E os seus inimigos os oprimiram, e foram humilhados debaixo das suas mãos.
43.Muitas vezes os livrou, mas o provocaram, com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniquidade.
44.Contudo, atendeu à sua aflição, ouvindo o seu clamor.
45.E se lembrou da sua aliança, e se arrependeu segundo a multidão das suas misericórdias.
46.Assim, também fez com que deles tivessem misericórdia os que os levaram cativos.
47.Salva-nos, SENHOR nosso Deus, e congrega-nos dentre os gentios, para que louvemos o teu nome santo, e nos gloriemos no teu louvor.
48.Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao SENHOR.

JOÃO 6:22-42
22.NO DIA seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho; a não ser aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos.
23.(contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).
24.Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
25.E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi,quando chegaste aqui?
26.Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27.Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque  a este o Pai, Deus, o selou.
28.Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29.Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30.Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? 
31.Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32.Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33.Por que o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34.Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35.E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
36.Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
37.Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38.Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39.E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no última dia.
40.Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
42.E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois diz ele: Desci do céu?

1 SAMUEL 8:1-22
1.E SUCEDEU que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
2.E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.
3.Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.
4.Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
5.e disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
6.Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.
7.E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
8.Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
9.Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
10.E falou Samuel todas as palavra do SENHOR ao povo, que lhe pedia um rei.
11.E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
12.E os porá por chefes de mil, e de cinquenta; e para que lavrem a sua lavoura, façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
13.E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14.E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.
15.E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.
16.Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
17.Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.
18.Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia.
19.Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
20.E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.
21.Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do SENHOR.
22.Então o SENHOR disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.

1 SAMUEL 9:1-27
1. E HAVIA um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso.
2.Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele, desde os ombros para cima sobressaia a todo o povo.
3.E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; por isso disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, e levanta-te e vai procurar as jumentas.
4.Passaram, pois, pela montanha de Efraim, e dali passaram à terra de Salisa, porém não as acharam; depois passaram à terra de Saalim, porém tampouco estavam ali, também passaram à terra de Benjamim, porém tampouco as acharam.
5.Vindo eles então à terra de Zufe, Saul disse para o seu moço, com quem ele ia: Vem e voltemos; para que porventura meu pai não deixe de inquietar-se pelas jumentas e se aflija por causa de nós.
6.Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.
7.Então Saul disse ao seu moço: Eis, porém, se lá formos, que levaremos então àquele homem? Porque o pão de nossos alforjes se acabou, e presente nenhum temos para levar ao homem de Deus; que temos?
8.E o moço tornou a responder a Saul, e disse: Eis que ainda se acha na minha mão um quarto de um siclo de prata, o qual darei ao homem de Deus; para que nos mostre o caminho.
9.(antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chama vidente).
10.Então disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus.
11.E, subindo eles à cidade, acharam umas moças que saíam a tirar água; e disseram-lhes: Está aqui o vidente?
12.E elas lhes responderam, e disseram: Sim, eis aí o tens diante de ti; apressa-te, pois, porque hoje veio à cidade; porquanto o povo tem hoje sacrifício no alto.
13.Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que suba ao alto para comer; porque o povo não comerá até que ele venha; porque ele é o que abençoa o sacrifício, e depois comem os convidados; subi, pois, agora, que  hoje o achareis.
14.Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto.
15.Porque o SENHOR revelara isto aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo:
16.Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim.
17.E quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.
18.E Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: Mostra-me; peço-te onde esta a casa do vidente.
19.E Samuel respondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente; sobe diante de mim ao alto, e comei hoje comigo; e pela manhã de despedirei, e tudo quanto está no teu coração, to declararei.
20.E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai?
21.Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das trios de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?
22.Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens.
23.Então disse Samuel ao cozinheiro: Dá aqui a porção que te dei, de que te disse: Põe-na à parte contigo.
24.Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, como o que havia nela, e pô-la diante de Saul; e disse Samuel: Eis que o que foi reservado está diante de ti. Come; porque se guardou para ti para esta ocasião, dizendo eu: Tenho convidado o povo. Assim comeu Saul aquele dia com Samuel.
25.Então desceram do alto para a cidade; e falou com Saul sobre o eirado.
26.E se levantaram de madrugada, e sucedeu que, quase ao subir da alva, chamou Samuel a Saul ao eirado, dizendo: Levanta-te, e despedir-te-ei. Levantou-se Saul, e saíram ambos para fora, ele e Samuel.
27.E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou): porém tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário