segunda-feira, 19 de setembro de 2016

29 de Janeiro

PROVÉRBIOS 6:1-5
1.FILHO meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,
2.E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; 
3.Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.
4.Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras.
5.Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.

SALMO 24:1-10
1.DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2.Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
3.Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4.Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma  à vaidade, nem jura enganosamente.
5.Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
6.Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
7.Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8.Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9.Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10.Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.

MATEUS 19:13-30
13.TROUXERAM-LHE, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
14.Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.
15.E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali.
16.E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 
17.E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18.Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19.honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20.Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21.Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.
22.E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
23.Disse então Jesus aos seus discípulos. Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24.E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
25.Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
26.E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
27.Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos, que receberemos?
28.E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
29.E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
30.Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

ÊXODO 8:1-6
1.DEPOIS disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
2.E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos.
3.E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e as casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos,e às tuas amassadeiras.
4.E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos.
5.Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com tua vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre os tanques, faze subir rás sobre a terra do Egito.
6.E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito.
7.Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.
8.E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.
9.E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio.
10.E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR nosso Deus.
11.E as rás apartar-se-ão de ti, das tuas casas, dos teus servos, e do teu povo, somente ficarão no rio.
12.Então saíram Moisés e Arão da presença de Faraó; e Moisés clamou ao SENHOR por causa das rãs que tinha posto sobre Faraó.
13.E o SENHOR fez conforme a palavra de Moisés; e as rás morreram nas casas, nos pátios, e nos campos.
14.E ajuntaram-se em montões, e a terra cheirou mal.
15.Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não ouviu, como o SENHOR tinha dito.
16.Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
17.E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
18.E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
19.Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR tinha dito.
20.Disse mais o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
21.Porque se não deixares ir o meu povo,  eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e às tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem.
22.E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra.
23.E porei separação entre o meu povo e o teu povo, amanhã se fará este sinal.
24.E o SENHOR fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó e às casas do seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames.
25.Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
26.E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos não nos apedrejariam eles?
27.Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus, como ele nos disser.
28.Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim.
29.E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao SENHOR.
30.Então saiu Moisés da presença de Faraó, e orou ao SENHOR.
31.E fez o SENHOR conforme a palavra de Moisés, e os enxames de moscas se retiraram de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não ficou uma só.
32.Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo.

ÊXODO 9:1-35
1.DEPOIS o SENHOR disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
2.Porque se recusares deixá-los ir, e ainda por força os detiveres,
3.eis que a mão do SENHOR será sobre teu gado, que esta no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.
4.E o SENHOR fará separação entre o gado dos israelitas e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dos filhos de Israel.
5.E o SENHOR assinalou certo tempo, dizendo: amanhã fará o SENHOR esta coisa na terra.
6.E o SENHOR fez isso no dia seguinte, e todo o gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum.
7.E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israel não morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, e não deixou ir o povo.
8.Então disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Tomai vossas mãos cheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó;
9.e tornar-se-á em pó miúdo sobre toda a terra do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente em úlceras, nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.
10.E eles tomaram a cinza do forno, e puseram-se diante de Faraó, e Moisés a espalhou para o céu, e tornou-se em sarna, que arrebentava em úlceras nos homens e no gado;
11.de maneira que os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, e em todos os egípcios.
12.Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.
13.Então disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;
14.porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
15.Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra;
16.mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
17.Tu ainda te exaltas contra o meu povo, para não o deixar ir?
18.Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.
19.Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que for achado no campo, e não for recolhido à casa, a saraiva cairá sobre eles, e morrerão.
20.Quem dos servos de Faraó temia a palavra do SENHOR, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas;
21.mas aquele que não tinha considerado a palavra do SENHOR deixou os seus servos e os seu gado no campo.
22.Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito.
23.E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o SENHOR deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra, e o SENHOR fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
24.E havia saraiva e fogo misturado entre a saraiva, tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito desde que veio a ser uma nação.
25.E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animais, também a saraiva feriu toda a erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.
26.Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva.
27.Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o SENHOR é justo, mas eu e o meu povo ímpios.
28.Orai ao SENHOR (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
29.Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao SENHOR; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva, para que saibas que a terra é do SENHOR.
30.Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do SENHOR Deus.
31.E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste.
32.Mas o trigo e o centeio não foram feridos, porque estavam cobertos.
33.Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da cidade, e estendeu as suas mãos ao SENHOR; e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra.
34.Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, ele e os seus servos.
35.Assim o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o SENHOR tinha dito por Moisés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário