PROVÉRBIOS 11:29-31
29.O QUE perturba a sua casa herdará o vento, e o tolo será servo do sábio de coração.
30.O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.
31.Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador!
SALMO 68:19-35
19.BENDITO seja o SENHOR, que de dia em dia nos carrega de benefícios, o Deus que é a nossa salvação. (Selá.)
20.O nosso Deus é o Deus da salvação; e a Deus, o SENHOR, pertencem os livramentos da morte.
21.Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas.
22.Disse o SENHOR: Eu os farei voltar de Basã, farei voltar o meu povo das profundezas do mar.
23.Para que o teu pé mergulhe no sangue de teus inimigo, e no mesmo a língua dos teus cães.
24.Ó Deus, eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário.
25.Os cantores iam adiante, os tocadores de instrumentos atrás, entre eles as donzelas tocando adufes.
26.Celebrai a Deus nas congregações; ao SENHOR, desde a fonte Israel.
27.Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles, os príncipes de Judá com o seu ajuntamento, os príncipes de Zebulom e os príncipes de Naftali.
28.O teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus o que já fizeste para nós.
29.Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.
30.Repreende asperamente as feras dos canaviais, a multidão dos touros, com os novilhos dos povos, até que cada um se submeta com peças de prata; dissipa os povos que desejam a guerra.
31.Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos.
32.Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao SENHOR. (Selá.)
33.Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente.
34.Atribuí a Deus fortaleza; a sua excelência está sobre Israel e a sua fortaleza nas mais altas nuvens.
35.Ó Deus, tu és tremendo desde os teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!
LUCAS 7:11-35
11.E ACONTECEU que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
12.e, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13.E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14.E, chegando-se, tocou o esquife ( e os que o levavam pararam), e disse: Jovem; a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15.E entregou-o a sua mãe.
16.E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
17.E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.
18.E os discípulos de João anunciaram-lhe todas estas coisas.
19.E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
20.E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: É tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
21.E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.
22.Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
23.E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar.
24.E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João. Que saístes a ver no deserto? uma cana abalada pelo vento?
25.Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes delicadas? Eis que os que andam com preciosas vestiduras, e em delícias, estão nos paços reais.
26. Mas que saístes a ver? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.
27.Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, o qual preparará diante de ti o teu caminho.
28.E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista, mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
29.E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.
30.Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele.
31.E disse o Senhor: A quem, pois, compararei os homens desta geração, e a quem são semelhantes?
32.São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, chamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
33.Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônios;
34.veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizei: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinhos, amigo dos publicanos e pecadores.
35.Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.
DEUTERONÔMIO 5:1-33
1.E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, e aprendê-los-ei, e guardá-los-ei, para os cumprir.
2.O SENHOR nossos Deus fez conosco aliança em Horebe.
3.Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que aqui estamos vivos.
4.Face a face o SENHOR falou conosco no monte, do meio do fogo.
5.(Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:
6.Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
7.não terás outros deuses diante de mim;
8.não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9.não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
10.E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11.Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
12.Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus.
13.Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
14.Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus, não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15.porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
16.Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
17.Não matarás.
18. Não adulterarás.
19.Não furtarás.
20.Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21.Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
22.Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
23.E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
24.e dissestes: Eis aqui o SENHOR nosso Deus no fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.
25.Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR nosso Deus morreríamos.
26.Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do deus vivente falando do meio do fogo, como nos, e ficou vivo?
27.Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.
28.Ouvindo, pois, o SENHOR as vossas palavras, quando me faláveis, o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem.
29.Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.
30.Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas.
31.Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.
32.Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
33.Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.
DEUTERONÔMIO 6:1-25
1.ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
2.para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
3.Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
4.Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
5.Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6.E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7.e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9.E as escreverás no umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
10.Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abrão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
11.e casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
12.guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
13.O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
14.Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;
15.porque o SENHOR teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
16.Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá;
17.diligentemente guardareis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
18.E farás o que é reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o SENHOR jurou dar a teus pais.
19.Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o SENHOR tem falado.
20.Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o SENHOR vosso Deus vos ordenou?
21.Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito;
22.e o SENHOR, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa;
23.e dali nos tirou, para nos levar, nos dar a terra que jurara a nossos pais.
24.E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
25.E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado.
29.O QUE perturba a sua casa herdará o vento, e o tolo será servo do sábio de coração.
30.O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.
31.Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador!
SALMO 68:19-35
19.BENDITO seja o SENHOR, que de dia em dia nos carrega de benefícios, o Deus que é a nossa salvação. (Selá.)
20.O nosso Deus é o Deus da salvação; e a Deus, o SENHOR, pertencem os livramentos da morte.
21.Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas.
22.Disse o SENHOR: Eu os farei voltar de Basã, farei voltar o meu povo das profundezas do mar.
23.Para que o teu pé mergulhe no sangue de teus inimigo, e no mesmo a língua dos teus cães.
24.Ó Deus, eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário.
25.Os cantores iam adiante, os tocadores de instrumentos atrás, entre eles as donzelas tocando adufes.
26.Celebrai a Deus nas congregações; ao SENHOR, desde a fonte Israel.
27.Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles, os príncipes de Judá com o seu ajuntamento, os príncipes de Zebulom e os príncipes de Naftali.
28.O teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus o que já fizeste para nós.
29.Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.
30.Repreende asperamente as feras dos canaviais, a multidão dos touros, com os novilhos dos povos, até que cada um se submeta com peças de prata; dissipa os povos que desejam a guerra.
31.Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos.
32.Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao SENHOR. (Selá.)
33.Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente.
34.Atribuí a Deus fortaleza; a sua excelência está sobre Israel e a sua fortaleza nas mais altas nuvens.
35.Ó Deus, tu és tremendo desde os teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!
LUCAS 7:11-35
11.E ACONTECEU que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
12.e, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13.E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14.E, chegando-se, tocou o esquife ( e os que o levavam pararam), e disse: Jovem; a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15.E entregou-o a sua mãe.
16.E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
17.E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.
18.E os discípulos de João anunciaram-lhe todas estas coisas.
19.E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
20.E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: É tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
21.E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.
22.Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
23.E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar.
24.E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João. Que saístes a ver no deserto? uma cana abalada pelo vento?
25.Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes delicadas? Eis que os que andam com preciosas vestiduras, e em delícias, estão nos paços reais.
26. Mas que saístes a ver? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta.
27.Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, o qual preparará diante de ti o teu caminho.
28.E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista, mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
29.E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus.
30.Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele.
31.E disse o Senhor: A quem, pois, compararei os homens desta geração, e a quem são semelhantes?
32.São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, chamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
33.Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônios;
34.veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizei: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinhos, amigo dos publicanos e pecadores.
35.Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.
DEUTERONÔMIO 5:1-33
1.E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, e aprendê-los-ei, e guardá-los-ei, para os cumprir.
2.O SENHOR nossos Deus fez conosco aliança em Horebe.
3.Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que aqui estamos vivos.
4.Face a face o SENHOR falou conosco no monte, do meio do fogo.
5.(Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:
6.Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
7.não terás outros deuses diante de mim;
8.não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9.não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
10.E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11.Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
12.Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus.
13.Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
14.Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus, não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15.porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
16.Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
17.Não matarás.
18. Não adulterarás.
19.Não furtarás.
20.Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21.Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
22.Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.
23.E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;
24.e dissestes: Eis aqui o SENHOR nosso Deus no fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.
25.Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR nosso Deus morreríamos.
26.Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do deus vivente falando do meio do fogo, como nos, e ficou vivo?
27.Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.
28.Ouvindo, pois, o SENHOR as vossas palavras, quando me faláveis, o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem.
29.Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.
30.Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas.
31.Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.
32.Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.
33.Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.
DEUTERONÔMIO 6:1-25
1.ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
2.para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
3.Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
4.Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
5.Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6.E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7.e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
8.Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
9.E as escreverás no umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
10.Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abrão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,
11.e casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares,
12.guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
13.O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.
14.Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós;
15.porque o SENHOR teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
16.Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá;
17.diligentemente guardareis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
18.E farás o que é reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o SENHOR jurou dar a teus pais.
19.Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o SENHOR tem falado.
20.Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o SENHOR vosso Deus vos ordenou?
21.Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito;
22.e o SENHOR, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa;
23.e dali nos tirou, para nos levar, nos dar a terra que jurara a nossos pais.
24.E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje.
25.E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário