domingo, 18 de setembro de 2016

23 de Janeiro

PROVÉRBIOS 4:14-19
14.NÃO entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
15.Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
16.Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
17.Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.
18.Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
19.O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.

SALMO 19:1-14
1.OS CÉUS declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2.Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3.Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
4.A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, 
5.O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
Tálamo: sm. Leito conjugal
6.A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.
7.A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8.Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.
9.O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.
10.Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11.Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
12.Quem pode entender os seus erros: Expurga-me tu dos que me são ocultos.
13.Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
14.Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

MATEUS 15:1-28
1.ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2.Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3.Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4.Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5.Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6.e assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7.Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8.Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9.Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
10.E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
11.O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
12.Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
13.Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
14.Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.
15.E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
16.Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?
17.Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
18.Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
19.Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
20.São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
21.E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
22.E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
23.Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
24.E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25.Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
26.Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
27.E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
28.Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou são.

GÊNESIS 46:1-34
1.PARTIU Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque.
2.E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
4.E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
5.Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram à seu pai Jacó, e seus meninos e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar.
6.E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;
7.os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência levou consigo ao Egito.
8.E estes são os nomes dos filhos de Israel, que vieram ao Egito, Jacó e seus filhos: Rúbem, o primogênito de jacó.
9.E os filhos de Rúbem: Enoque, Palu, Herzom e Carmi.
10.E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma mulher canacéia.
11.E os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.
12.E os filhos de Judá: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá; Er e Onã, porém, morreram na terra de Canaã; e os filhos de Perez foram Hersom e Hamul.
13.E os filhos de Issacar; Tola, Puva, Jó e Sinrom.
14.e os filhos de Zebulom: Serede, Elom e Jaleel.
15.Estes são os filhos de Lia, que ela deu a a Jacó em Padã-Arã, além de Diná, sua filha; todas as almas de seus filhos e de suas filhas foram trinta e três.
16.E os filhos de Gade: Zifiom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli.
17.E os filhos de Aser: Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera, a irmã deles; e os filhos de Berias: Héber e Malquiel.
18.Estes são os filhos de Zilpa, a qual Labão deu à sua filha Lia, e deu a Jacó estas dezesseis almas.
19.Os filhos de Raquel, mulher de Jacó: José e Benjamim.
20.E nasceram a José na terra do Egito, Manassés e Efraim, que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
21.E os filhos de Benjamim: Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.
22.Estes são os filhos de Raquel, que nasceram a Jacó, ao todo catorze almas.
23.E o filho de Dã: Husim.
24.E os filhos de Naftali: Jazeel, Guni, Jezer e Silém.
25.Estes são os filhos de Bila, a qual Labão deu à sua filha Raquel; e deu estes a Jacó; todas as almas foram sete.
26.Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.
27.E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
28.E Jacó enviou Judá adiante de si a José, para o encaminhar a Gósen; e chegaram à terra de Gósen.
29.Então José  aprontou o seu carro, e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, apresentando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço, e chorou sobre o seu pescoço longo tempo.
30.E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives.
31.Depois disse José a seus irmãos, e à casa de seu pai: Eu subirei e anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim!
32.E os homens são pastores de ovelhas, porque são homens de gado, e trouxeram consigo as suas ovelhas, e as suas vacas, e tudo o que têm.
33.Quando, pois, acontecer que Faraó vos chamar, e disser: qual é o vosso negócio?
34.Então direis: teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo o pastor de ovelhas é abominação aos egípcios.

GÊNESIS 47:1-31
1.ENTÃO veio José e anunciou a Faraó, e disse: Meu pai e os meus irmãos e as suas ovelhas, e as suas vacas, com tudo o que têm, são vindos da terra de Canaã, e eis que estão na terra de Gósen.
2.E tomou uma parte de seus irmãos, a saber, cinco homens, e os pôs diante de Faraó.
3.Então disse Faraó a seus irmãos: Qual é o vosso negócio? E eles disseram a Faraó: Teus servos são pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.
4.Disseram mais a Faraó: Viemos para peregrinar nesta terra, porque  não há pasto para as ovelhas de teus servos, porquanto a fome é grande na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te que teus servos habitem na terra de Gósen.
5.Então falou Faraó a José, dizendo: Teus pai e teus irmãos vieram a ti;
6.a terra do Egito está diante de ti; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos, habitem na terra de Gósen, e se sabes que entre eles há homens valentes, os porás por maiorais do gado, sobre o que eu tenho.
7.E trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó.
8.E Faraó disse a Jacó: quantos são os dias dos anos da tua vida?
9.E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos, poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais, nos dias da suas peregrinações.
10.E Jacó abençoou a Faraó, e saiu da sua presença.
11.E José fez habitar a seu pai e seu irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara.
12.E José sustentou de pão a seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo as suas famílias.
13.E não havia pão em toda a terra, porque a fome era muito grave; de modo que a terra do Egito e a terra de Canaã desfaleciam por causa da fome.
14.Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó.
15.Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta.
16.E José disse: Dai o vosso gado, e eu vo-lo darei por vosso gado, se falta o dinheiro.
17.Então trouxeram o seu gado a José; e José deu-lhes pão em troca de cavalos, e das ovelhas, e das vacas e dos jumentos; e os sustentou de pão aquele ano por todo o seu gado.
18.E acabando aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra;
19.por que morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? Compra-nos a nós e a nossa terra por pão, e nós e a  nossa terra seremos servos de Faraó, e dá-nos semente, para que vivamos, e não morramos, e a terra não se desole.
20.Assim José comprou toda a terra do Egito para Faraó, porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome prevaleceu sobre eles; e a terra ficou sendo de Faraó.
21.E, quanto ao povo, fê-lo passar às cidades, desde uma extremidade da terra do Egito até a outra extremidade.
22.Somente a terra dos sacerdotes não a comprou, porquanto os sacerdotes tinham porção de Faraó, e eles comiam a sua porção que Faraó lhes tinha dado; por isso não venderam a sua terra.
23.Então disse José ao povo: eis que hoje tenho comprado a vós e a vossa terra para Faraó; eis aí tendes semente para vós, para que semeeis a terra.
24.Há de ser, porém, que das colheitas dareis o quinto a Faraó, e as quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam vossos filhos.
25.E disseram: A vida nos tens dado; achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de Faraó.
26.José, pois, estabeleceu isto por estatuto, até ao dia de hoje; sobre a terra do Egito, que Faraó tirasse o quinto; só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Faraó.
27.Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito.
28.E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos, de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sorte anos.
29.Chegando-se, pois, o tempo da morte de Israel, chamou a José, seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho achado graça em teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha coxa, e usa comigo de beneficência e verdade; rogo-te que não me enterres no Egito,
30.mas que eu jaza com os meus pais; por isso me levarás do Egito e me enterrarás na sepultura deles. E ele disse: farei conforme a tua palavra.
31.E disse ele: Jura-me. E ele jurou-lhe; e Israel inclinou-se sobre a cabeceira da cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário