domingo, 25 de setembro de 2016

31 de Março

PROVÉRBIOS 12:8-9
8.CADA qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desespero.
9.Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão.

SALMO 72:1-20
1.Ó DEUS, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei.
2.Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo.
3.Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros justiça.
4.Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor.
5.Temer-te-ão enquanto durarem o sol e a lua, de geração em geração.
6.Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra.
7.Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.
8.Dominará de mar e mar, e desde o rio até às extremidades da terra.
9.Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
10.Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons.
11.E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.
12.Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
13.Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.
14.Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
15.E viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração; e todos os dias o bendirão.
16.Haverá um punhado de trigo na terra sobre as cabeças dos montes; o seu fruto se moverá como o Líbano, e os da cidade florescerão como a erva da terra.
17.O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.
18.Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel.
19.E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém.
20.Aqui acabam as orações de Davi, filho de Jessé.

LUCAS 9:7-27
7.E O TETRARCA Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros Elias tinha aparecido;
8.e outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado.
9.E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.
10.E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida.
11.E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.
12.E já o dia começava a declinar; então, chegando-se a ele os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem que comer; porque aqui estamos em lugar deserto.
13.Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo.
14.Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em ranchos de cinquenta em cinquenta.
15.E assim o fizeram, fazendo os assentar a todos.
16.E, tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão.
17.E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze alcofas de pedaços.
18.E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou?
19.E, respondendo eles, disseram: João Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou.
20.E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.
21.E, admoestando-os, mandou que  a ninguém referissem isso,
22.dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.
23.E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
24.Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
25.Porque, que aproveita ao  homem grangear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
26.Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.
27.E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.

DEUTERONÔMIO 16:1-22
1.GUARDA o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite.
2.Então sacrificará a páscoa ao SENHOR teu Deus, das ovelhas e das vacas, no lugar que o SENHOR escolher para ali fazer habitar o seu nome.
3.Nela não comerás levedado; sete dias nela comerás pães ázimos, pão de aflição (porquanto apresadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida.
4.Levedado não aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até à manhã.
5.Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas portas que te dá o SENHOR teu Deus;
6.senão no lugar que escolher o SENHOR teu Deus, para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, no pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito.
7.Então a cozerás, e comerás no lugar que escolher o SENHOR teu Deus; depois voltarás pela manhã, e irás às tuas tendas.
8.Seis dias comerás pães ázimos e no sétimo dia é solenidade ao SENHOR teu Deus; nenhum trabalho farás.
9.Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas.
10.Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado.
11.E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
12.E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.
13.A festa dos tabernáculos celebrarás sete dias, quando tiveres colhido da tua eira e do teu lagar.
14.E, na tua festa, alegrar-te-ás, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas.
15.Sete dias celebrarás a festa ao SENHOR teu Deus, no lugar que o SENHOR escolher, porque o SENHOR teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo o trabalho das tuas mãos; por isso certamente te alegrarás.
16.Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não parecerá vazio perante o SENHOR;
17.cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do SENHOR teu Deus, que lhe tiver dado.
18.Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o SENHOR teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça.
19.Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.
20.A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o SENHOR teu Deus.
21.Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti.
22.Nem levantarás imagem, a qual o SENHOR teu Deus odeia.


DEUTERONÔMIO 17:1-20
1.NÃO sacrificarás ao SENHOR teu Deus, boi ou gado miúdo em que haja defeito ou alguma coisa má; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.
2.Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o SENHOR Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer mal aos olhos do SENHOR teu Deus, transgredindo a sua aliança,
3.que se for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei,
4.e te for denunciado, e ouvires; então bem o inquirirás; e eis que sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel,
5.então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra.
6.Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.
7.As mãos das testemunhas serão primeiro contra ele, para matá-lo; e depois as mãos de todo o povo; assim tirarás o mal do meio de ti.
8.Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em questões de ligítios nas tuas portas, então te levantarás, subirás ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;
9.e virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo.
10.E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o SENHOR; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.
11.Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.
12.O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao SENHOR teu Deus, nem ao juiz, esse homem morrerá; e tirarás o mal de Israel;
13.para que todo o povo o ouça, e tema, e nunca mais se ensoberbeça.
14.Quando entrares na terra que te dá o SENHOR teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim;
15.porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos.
16.Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.
17.Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.
18.Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado deste lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.
19.E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao SENHOR seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;
20.para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário