terça-feira, 27 de setembro de 2016

18 de Abril

PROVÉRBIOS 13:11
11.A RIQUEZA de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.

SALMO 87:1-7
1.O SEU fundamento está nos montes santos.
2.O SENHOR ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó.
3.Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.)
4.Farei menção de Raabe e de Babilônia àqueles que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro e da Etiópia, se dirá: Este homem nasceu ali;
5.E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá
6. O SENHOR contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali. (Selá.)
7.Assim os cantores como os tocadores de instrumento estarão lá; todas as minhas fontes estão em ti.

LUCAS 19:1-27
1.E TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2.E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3.E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4.E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
5.E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6.E, apresando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7.E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8.E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobre metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9.E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10.Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
11.E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.
12.Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.
13.E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.
14.Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.
15.E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.
16.E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.
17.E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel; sobre dez cidades terás autoridade.
18.E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.
19.E, a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.
20.E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;
21.porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.
22.Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;
23.por que não puseste,  pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?
24.E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a minha, e dai-a ao que tem dez minas.
25.(E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.)
26.Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.
27.E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.

JOSUÉ 16:1-10
1.SAIU depois a sorte dos filhos de José, desde o Jordão, na direção de Jericó, junto às águas de Jericó, para o oriente, se entende pelo deserto que sobe de Jericó pelas montanhas de Betel.,
2.e de Betel vai para Luz, e passa ao termo dos arquitas, até Atarote,
3.e desce do lado do ocidente ao termo de Jafleti, até ao termo de Bete-Horom de baixo, e até Gezer, indo terminar no mar.
4.Assim alcançaram a sua herança os filhos de José, Manassés e Efraim.
5.E foi o termo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, como se segue: o termo da sua herança para o oriente era Atarote-Adar até Bete-Horom de cima;
6.e sai este termo para o ocidente junto a Micmetá, desde o norte, e torna este termo para o oriente até Taanate-Siló, e passa por ela desde o oriente a Janoa;
7.e desce desde Janoa a Atarote e a Naarate e toca em Jericó, terminando no Jordão.
8.De Tapua vai este termo para o ocidente ao ribeiro de Caná, terminando no mar; esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias,
9.mais as cidade que se separaram para os filhos de Efraim no meio da herança dos filhos de Manassés; todas aquelas cidades e as suas aldeias.
10.E não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; e os cananeus habitam no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém sendo-lhes tributários.

JOSUÉ 17:1-18
1.TAMBÉM coube sorte à tribo de Manassés, porquanto era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve a Gileade e Basã;
2.também, os demais filhos de Manassés tiveram a sua parte, segundo as suas famílias, a saber: Os filhos de Abiezer, e os filhos de  Heleque, e os filhos de Asriel, e os filhos de Siquém, e os fihos de Hefer, e os fihos de Samida; esses são os filhos de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias.
3.Zelofeade, porém, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas; e estes são os nomes de suas filhas: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
4.Estas, pois, chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O SENHOR ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos, pelo que, conforme a ordem do SENHOR, lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai.
5.E couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra de Gileade e Basã, que está além do Jordão;
6.porque as filhas de Manassés receberam herança entre os filhos dele; e os outros filhos de Manassés ficaram com a terra de Gileade.
7.E o termo de Manassés foi desde Aser até Micmetá, que está defronte de Siquém; e estende-se este termo à direita até os moradores de En-Tapua.
8.Tinha Manassés a terra de Tapua; porém Tapua, junto ao termo de Manassés, pertencia aos filhos de Efraim.
9.Então descia este termo ao ribeiro de Caná. A Efraim couberam as cidades do sul do ribeiro, entre as cidades de Manassés; e o termo de Manassés estava ao norte do ribeiro, indo terminar no mar.
10.Efraim ao sul, e Manassés ao norte, e o mar é o seu termo; pelo norte tocam em Aser, e pelo oriente em Issacar.
11.Porque  em Issacar e em Aser tinha Manassés a Bete-Seã e as suas vilas, e Ibleã e as suas vilas, e os habitantes de Dor e as suas vilas, e os habitantes de Em-dor e as suas vilas, e os habitantes de Taanaque e as suas vilas, e os habitantes e Megido e as suas vilas; três outreiros.
12.E os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades; porquanto os cananeus queriam habitar na mesma terra.
13.E sucedeu que, engrossando forças os filhos de Israel, fizeram tributários aos cananeus; porém não os expulsaram de todo.
14.Então os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança só uma sorte e um quinhão, sendo eu um tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado.
15.E disse-lhes Josué: Se tão grande povo és, sobe ao bosque, e ali corta, para ti, lugar na terra dos perizeus e dos refains; pois que as montanhas de Efraim te são tão estreitas.
16.Então disseram os filhos de José: As montanhas não nos bastariam; também carros de ferro há entre todos os cananeus que habitam na terra do vale, entre os de Bete-Seã e as suas vilas, entre os que estão no vale de Izreel.
17.Então Josué falou à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Grande povo és, e grande força tens; não terás uma sorte apenas;
18.porém as montanhas serão tuas. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes.

JOSUÉ 18:1-18
1.E TODA a congregação dos filhos de Israel se reuniu em Siló, e ali armaram a tenda da congregação, depois que a terra lhes foi sujeita.
2.E dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que  ainda não tinham repartido a sua herança.
3.E disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis negligentes em chegardes para possuir a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos deu?
4.De cada tribo escolhei vós três homens, para que eu os envie, e eles se levantem e percorram a terra, e a demarquem segundo as suas heranças, e voltem a mim.
5.E dividi-la-ão em sete partes; Judá ficará no seu termo para o sul, e a casa de José ficará no seu termo para o norte.
6.E vós demarcareis a terra em sete partes, e me trareis a mim aqui descrita, para que eu aqui lance as sortes perante o SENHOR nosso Deus,
7.porquanto os levitas não têm parte no meio de vós, porque o sacerdócio do SENHOR é a sua parte; e Gade, e Rúben, e a meio tribo de Manassés, receberam a sua herança além do Jordão para o oriente, a qual lhes deu Moisés , o servo do SENHOR.
8.Então aqueles homens se levantaram e se foram; e Josué deu ordens aos que iam demarcar a terra, dizendo: Ide, e percorrei a terra, e demarcai-a, e então voltai a mim, e aqui vos lançarei as sortes perante o SENHOR, em Siló.
9.Foram, pois, aqueles homens, e passaram pela terra, e a demarcaram, em sete partes segundo as cidades, descrevendo-a num livro; e voltaram a Josué, ao arraial em Siló. 
10.Então Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o SENHOR; e ali repartiu Josué a terra aos filhos de Israel, conforme às suas divisões.
11.E tirou a sorte da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e coube-lhe o termo da sua sorte entre os filhos de Judá e os filhos de José.
12.E o seu termo foi para o lado do norte, desde o Jordão; e sobe aquele termo ao lado de Jericó para o norte, e sobe pela montanha para o ocidente, terminando no deserto de Bete-Áven.
13.E dali passa este termo a Luz, ao lado de Luz (que é Betel), para o sul, e desce a Atarote-Adar, ao pé do monte que está do lado do sul de Bete-Horom de baixo;
14.e vai este termo  e volta ao lado do ocidente para o sul do monte que está defronte de Bete-Horom, para o sul, terminando em Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), cidade dos filhos de Judá; esta é a sua extensão para o ocidente.
15.E a sua extensão para o sul começa na extremidade de Quiriate-Jearim; e vai este termo ao ocidente e segue até à fonte das águas de Neftoa.
16.E desce este termo até à extremidade do monte que está defronte do vale do filho de Hinom, que está no vale dos refains para o norte, e desce pelo vale de Hinom do lado dos jebuseus para o sul; e então desce a En-Rogel;
17.e vai desde o norte, e chega a Ensemes; e dali sai a Gelilote, que está defronte da subida de Adumim, e desce à pedra de Boã, filho de Rúben;
18.e passa até ao lado, defronte de Arabá, para o norte, e desce a Arabá.
19.Passa mais este termo até ao lado de Bete-Hogla, para o norte, saindo esse termo na baía do Mar Salgado, para o norte, na extremidade do Jordão, para o sul; este é o termo do sul.
20.E o Jordão será o seu termo do lado do oriente; esta é a herança dos filhos de Benjamim, nos seus termos em redor, segundo as suas famílias.
21.E as cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, são: Jericó, e Bete-Hogla, e Emeque-Queziz,
22.e Bete-Arabá, e Zemaraim, e Betel,
23.e Avim, e Pará, e Ofra,
24.e Quefar-Amonai, e Ofni e Gaba: doze cidade e as suas aldeias;
25.Gibeão, e Ramá e Beerote,
26.e Mizpá, e Cefira e Moza,
27.e Requém e Irpeel, Tarala,
28.e Zela, Elefe, e Jebus (esta é Jerusalém), Giveá e Quiriate: catorze cidades com as suas aldeias; esta é a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias.

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil
Oremos por todas as crianças para que tenham gosto pela leitura. Existe muita literatura bíblica adaptada para crianças. Leiam!!! Em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário