PROVÉRBIOS 29:15-17
15.A VARA e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.
16.Quando os ímpios se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a sua queda.
17.Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.
SALMO 127:1-5
1.SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2.Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3.Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
4.Como flecha na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
5.Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
JUDAS 1:1-25
1.JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
2.Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
3.Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade de escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
4.Porque introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e SENHOR nosso, Jesus Cristo.
5.Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
6.e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até o juízo daquele grande dia.
7.assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
8.E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
9.Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o dia, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo da maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
10.Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
11.Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
12.Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a sim mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
13.ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
14.E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
15.para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas a suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
16.Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
17.Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo,
18.os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
19.Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
20.Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
21.conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
22.E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
23.e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
24.Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria perante a sua glória,
25.ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
OSÉIAS 10:1-15
1.ISRAEL, é um vide estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas.
2.O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o Senhor demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas.
3.Certamente agora dirão: Não temos rei, porque não tememos ao SENHOR; e o rei, que faria por nós?
4.Falaram palavras, jurando falsamente, fazendo uma aliança; por isso florescerá o juízo como erva peçonhenta nos sulcos dos campos.
5.Os moradores de Samaria serão atemorizados pelo bezerro de Bete-Áven; porque o seu povo se lamentará por causa dele, como também os seus sacerdotes idólatras que nele regozijavam, por causa da sua glória, que se apartou dela.
6.Também será levada para a Assíria como um presente ao rei Jarebe; Efraim ficará confuso, e Israel se envergonhará por causa do seu próprio conselho.
7.O rei de Samaria será desfeito como a espuma sobre a face da água.
8.E os altos de Áven, pecado de Israel, serão destruídos; espinhos e cardos crescerão sobre os seus altares; e dirão aos montes: Cobri-nos! E aos outeiros: Caí sobre nós!
9.Desde os dias de Gibeá pecaste, ó Israel; ali permaneceram; a peleja em Gibeá, contra os filhos da perversidade, não os alcançará.
10.Eu os castigarei na medida do meu desejo; e congregar-se-ão contra eles os povos, quando eu os atar pela sua dupla transgressão.
11.Porque Efraim é uma bezerra domada, que gosta de trilhar; e eu poupava a formosura do seu pescoço; mas farei cavalgar Efraim. Judá lavrará, Jacó lhe desfará os torrões.
12.Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia, lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.
13.Lavrastes a impiedade, segastes a iniquidade, e comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus poderosos.
14.Portanto, entre o teu povo se levantará um grande tumulto, e todas as suas fortalezas serão destruídas, como Salmã destruiu a Bete-Arbel no dia da guerra; a mãe ali foi despedaçada com os filhos.
15.Assim vos fará Betel por causa da vossa grande malícia; de madrugada o rei de Israel será totalmente destruído.
OSÉIAS 11:1-12
1.QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
2.Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.
3.Todavia, eu ensinei a andar a Efraim, tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava.
4.Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.
5.Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se.
6.E cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ramos, e os devorará, por causa dos seus próprios conselhos.
7.Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.
8.Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem.
9.Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade.
10.Andarão após o SENHOR; ele rugirá como leão; rugindo, pois ele, os filhos do ocidente tremerão.
11.Tremendo virão como um passarinho, os do Egito, e como uma pomba, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o SENHOR.
12.Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos está fiel.
OSÉIAS 12:1-14
1.EFRAIM se apascenta de vento, e segue o vento leste; todo o dia multiplica a mentira e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito.
2.O SENHOR também com Judá tem contenda, e castigará Jacó segundo os seus caminhos; segundo as suas obras o recompensará.
3.No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus.
4.Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou, em Betel o achou, e ali falou conosco.
5.Sim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos; o SENHOR é o seu memorial.
6.Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo, e em teu Deus espera sempre.
7.É um mercador, tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão.
8.E diz Efraim: Contudo me tenho enriquecido, e tenho adquirido para mim grandes bens, em todo o meu trabalho não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado.
9.Mas eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito, eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da festa solene.
10.Falei aos profetas, e multipliquei a visão; e pelo ministério dos profetas propus símiles.
11.Não é Gileade iniquidade? Pura vaidade são eles, em Gilgal sacrificam bois; os seus altares são como montões de pedras aos sulcos dos campos.
12.Jacó fugi para o campo da Síria, e Israel serviu por uma mulher, e por uma mulher guardou o gado.
13.Mas o SENHOR por meio de um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado.
14.Efraim mui amargosamente provocou a sua ira; portanto deixará ficar sobre ele o seu sangue, e o seu Senhor o recompensará pelo seu opróbrio.
OSÉIAS 13:1-16
1.QUANDO Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas ele se fez culpado em Baal, e morreu.
2.E agora multiplicaram pecados, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição, ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros.
3.Por isso serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa; como folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça da chaminé.
4.Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu.
5.Eu te conheci no deserto, na terra muito seca.
6.Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.
7.Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho.
8.Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do seu coração, e como leão ali os devorarei; as feras do campo os despedaçarão.
9.Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador.
10.Onde está agora o teu rei, para que te guarde em todas as tuas cidades, e os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes?
11.Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.
12.A iniquidade de Efraim está atada, o seu pecado está armazenado.
13.Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.
14.Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.
15.Ainda que ele dê fruto entre os irmãos, virá o vento leste, vento do SENHOR, subindo do deserto, e secar-se-á a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.
16.Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.
OSÉIAS 14:1-9
1.CONVERTE-TE, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.
2.Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniquidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios os nossos lábios.
3.Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não daremos mais: Tu és o nosso Deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.
4.Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.
5.Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
6.Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.
7.Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.
8.Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.
Quem é sábio para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.
15.A VARA e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.
16.Quando os ímpios se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a sua queda.
17.Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.
SALMO 127:1-5
1.SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2.Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3.Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
4.Como flecha na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
5.Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
JUDAS 1:1-25
1.JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
2.Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
3.Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade de escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
4.Porque introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e SENHOR nosso, Jesus Cristo.
5.Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
6.e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até o juízo daquele grande dia.
7.assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
8.E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
9.Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o dia, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo da maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
10.Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
11.Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
12.Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a sim mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
13.ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
14.E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
15.para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas a suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
16.Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
17.Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo,
18.os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
19.Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
20.Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
21.conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
22.E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
23.e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
24.Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria perante a sua glória,
25.ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
OSÉIAS 10:1-15
1.ISRAEL, é um vide estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas.
2.O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o Senhor demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas.
3.Certamente agora dirão: Não temos rei, porque não tememos ao SENHOR; e o rei, que faria por nós?
4.Falaram palavras, jurando falsamente, fazendo uma aliança; por isso florescerá o juízo como erva peçonhenta nos sulcos dos campos.
5.Os moradores de Samaria serão atemorizados pelo bezerro de Bete-Áven; porque o seu povo se lamentará por causa dele, como também os seus sacerdotes idólatras que nele regozijavam, por causa da sua glória, que se apartou dela.
6.Também será levada para a Assíria como um presente ao rei Jarebe; Efraim ficará confuso, e Israel se envergonhará por causa do seu próprio conselho.
7.O rei de Samaria será desfeito como a espuma sobre a face da água.
8.E os altos de Áven, pecado de Israel, serão destruídos; espinhos e cardos crescerão sobre os seus altares; e dirão aos montes: Cobri-nos! E aos outeiros: Caí sobre nós!
9.Desde os dias de Gibeá pecaste, ó Israel; ali permaneceram; a peleja em Gibeá, contra os filhos da perversidade, não os alcançará.
10.Eu os castigarei na medida do meu desejo; e congregar-se-ão contra eles os povos, quando eu os atar pela sua dupla transgressão.
11.Porque Efraim é uma bezerra domada, que gosta de trilhar; e eu poupava a formosura do seu pescoço; mas farei cavalgar Efraim. Judá lavrará, Jacó lhe desfará os torrões.
12.Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia, lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.
13.Lavrastes a impiedade, segastes a iniquidade, e comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus poderosos.
14.Portanto, entre o teu povo se levantará um grande tumulto, e todas as suas fortalezas serão destruídas, como Salmã destruiu a Bete-Arbel no dia da guerra; a mãe ali foi despedaçada com os filhos.
15.Assim vos fará Betel por causa da vossa grande malícia; de madrugada o rei de Israel será totalmente destruído.
OSÉIAS 11:1-12
1.QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.
2.Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.
3.Todavia, eu ensinei a andar a Efraim, tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava.
4.Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.
5.Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se.
6.E cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ramos, e os devorará, por causa dos seus próprios conselhos.
7.Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.
8.Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem.
9.Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade.
10.Andarão após o SENHOR; ele rugirá como leão; rugindo, pois ele, os filhos do ocidente tremerão.
11.Tremendo virão como um passarinho, os do Egito, e como uma pomba, os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o SENHOR.
12.Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com os santos está fiel.
OSÉIAS 12:1-14
1.EFRAIM se apascenta de vento, e segue o vento leste; todo o dia multiplica a mentira e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito.
2.O SENHOR também com Judá tem contenda, e castigará Jacó segundo os seus caminhos; segundo as suas obras o recompensará.
3.No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus.
4.Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou, em Betel o achou, e ali falou conosco.
5.Sim, o SENHOR, o Deus dos Exércitos; o SENHOR é o seu memorial.
6.Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo, e em teu Deus espera sempre.
7.É um mercador, tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão.
8.E diz Efraim: Contudo me tenho enriquecido, e tenho adquirido para mim grandes bens, em todo o meu trabalho não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado.
9.Mas eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito, eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da festa solene.
10.Falei aos profetas, e multipliquei a visão; e pelo ministério dos profetas propus símiles.
11.Não é Gileade iniquidade? Pura vaidade são eles, em Gilgal sacrificam bois; os seus altares são como montões de pedras aos sulcos dos campos.
12.Jacó fugi para o campo da Síria, e Israel serviu por uma mulher, e por uma mulher guardou o gado.
13.Mas o SENHOR por meio de um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado.
14.Efraim mui amargosamente provocou a sua ira; portanto deixará ficar sobre ele o seu sangue, e o seu Senhor o recompensará pelo seu opróbrio.
OSÉIAS 13:1-16
1.QUANDO Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas ele se fez culpado em Baal, e morreu.
2.E agora multiplicaram pecados, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição, ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros.
3.Por isso serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa; como folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça da chaminé.
4.Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu.
5.Eu te conheci no deserto, na terra muito seca.
6.Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.
7.Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho.
8.Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do seu coração, e como leão ali os devorarei; as feras do campo os despedaçarão.
9.Para a tua perda, ó Israel, te rebelaste contra mim, a saber, contra o teu ajudador.
10.Onde está agora o teu rei, para que te guarde em todas as tuas cidades, e os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes?
11.Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.
12.A iniquidade de Efraim está atada, o seu pecado está armazenado.
13.Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.
14.Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.
15.Ainda que ele dê fruto entre os irmãos, virá o vento leste, vento do SENHOR, subindo do deserto, e secar-se-á a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.
16.Samaria virá a ser deserta, porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.
OSÉIAS 14:1-9
1.CONVERTE-TE, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.
2.Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniquidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios os nossos lábios.
3.Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não daremos mais: Tu és o nosso Deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.
4.Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.
5.Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
6.Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.
7.Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.
8.Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.
Quem é sábio para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário