terça-feira, 13 de setembro de 2016

6 de dezembro

PROVÉRBIOS 29:9-11
9.O HOMEM sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso.
10.Os homens sanguinários odeiam ao sincero, mas os justos procuram o sem bem.
11.O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.

SALMO 125:1-5
1.OS QUE confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
2.Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
3.Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade.
4.Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração.
5.Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.

2 JOÃO 1:1-13
1.O PRESBÍTERO à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,
2.por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco:
3.Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor.
4.Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.
5.E agora, senhor, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento,mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
6.E o amor é este: Que andemos segundo os seus mandamentos.Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.
7.Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
8.Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
9.Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
10.Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
11.Porque quem saúda tem parte nas suas más obras.
12.Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar de face a face, para que o nosso gozo seja cumprido.
13.Saúdam-te os filhos de tua irmão, a eleita. Amém.

OSÉIAS 4:1-19
1.OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
2.Só permanecem a perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
3.Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
4.Todavia ninguém contenda, ninguém repreenda, porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote.
5.Por isso tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.
6.O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
7.Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra e vergonha.
8.Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente.
9.Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote, e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras.
10.Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao SENHOR.
11.A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração.
12.O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.
13.Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.
14.Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.
15.Ainda que tu, ó Israel, queiras prostituir-te, contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: Vive o SENHOR.
16.porque como uma novilha obstinada se rebelou Israel; agora o SENHOR os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.
17.Efraim está entregue aos ídolos, deixa-o.
18.A sua bebida se foi; lançaram-se à luxúria continuamente; certamente os seus governadores amam a vergonha.
19.Um vento os envolveu nas suas asas, e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.

OSEÍAS 5:1-15
1.OUVI isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e dai ouvidos, ó casa do rei, porque contra vós se dirige este juízo, visto que fostes um laço para Mizpá, e rede estendida sobre o Tabor.
2.Os revoltos se aprofundaram na matança; mas eu castigarei a todos eles.
3.Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou.
4.Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR.
5.A soberba de Israel testificará no seu rosto, e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles.
6.Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao SENHOR, mas não o acharão, ele se retirou deles.
7.Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora em um só mês os consumirá com as suas porções.
8.Tocai a buzina em Gibeá, a trombeta em Ramá; gritai altamente em Bete-Áven; depois de ti, ó Benjamim.
9.Efraim será para assolação no dia do castigo, entre as tribos de Israel manifestei o que está certo.
10.Os príncipes de Judá são como os que mudam os limites; derramarei; pois, o meu furor sobre eles como água.
11.Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após o mandamento dos homens.
12.Portanto a Efraim serei como a traça, e para a casa de Judá como a podridão.
13.Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não poderá sarar-vos, nem curar a vossa chaga.
14.Porque para Efraim serei como um leão, e como um leãozinho à casa de Judá; eu, eu o despedaçarei, e ir-me-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem livre.
15.Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, e madrugada me buscarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário