PROVÉRBIOS 30:5-6
5.TODA a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
6.Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
SALMO 135:1-21
1.LOUVAI ao SENHOR. Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR.
2.Vós que assistis na casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus.
3.Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.
4.Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro.
5.Porque eu conheço que o SENHOR é grande e que o nosso SENHOR está acima de todos os deuses.
6.Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.
7.Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros.
8.O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais;
9.O que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos;
10.O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis:
11.A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã;
12.E deu a terra em herança, em herança a Israel, seu povo.
13.O teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração.
14.Pois o SENHOR julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos.
15.Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
16.Têm boca, mas não fala; têm olhos, e não vêem.
17.Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas.
18.Semelhantes a eles se tornemos que os fazem; e todos os que confiam neles.
19.Casa de Israel, bendizei ao SENHOR; casa de Arão bendizei ao SENHOR;
20.Casa de Levi, bendizei ao SENHOR; vós os que temeis ao SENHOR, ouvi ao SENHOR.
21.Bendito seja o SENHOR desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao SENHOR.
APOCALIPSE 7:1-17
1.E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
2.E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
3.dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
4.E ouvi o número dos assinalados e eram centro e quarenta e quatro mil assinalados de todas as tribos dos filhos de Israel.
5.Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados;
6.Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados.
7.Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi,doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados;
8.Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.
9.Depois destas coisas olhei e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
10.e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
11.E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, a adoraram a Deus,
12.dizendo: Amém.Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
13.E um dos anciãos me falou, dizendo; Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
14.E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
15.Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
16.Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
17.Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas, da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.
MIQUÉIAS 5:1-15
1.AGORA ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á cervo contra nós; ferirão com a vara na face do juiz de israel.
2.E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
3.Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.
4.E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra.
5.E este será a nossa paz; quando a Assíria vier à nossa terra, e quando pisar em ossos palácios, levantaremos cotra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens.
6.Esse consumirão a terra da Assíria à espada, e a terra de Ninrode nas suas entradas. Assim nos livrará da Assíria, quando vier à nossa terra, e quando calcar os nossos termos.
7.E o remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do SENHOR, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda a filhos de homens.
8.E o restante de Jacó estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.
9.A tua mão se exaltará sobre os teus adversários; e todos os teus inimigos serão exterminados.
10.E sucederá naquele dia, diz o SENHOR, que eu exterminarei do meio de ti os teus cavalos, e destruirei os teus carros.
11.E destruirei as cidades da tua terra, e derrubarei todas as tuas fortalezas;
12.e exterminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores;
13.e destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos.
14.E arrancarei os teus bosques domeio de ti; e destruirei as tuas cidades,
15.E com ira e com furor farei vingança sobrre os gentis que não ouvem.
MIQUÉIAS 6:1-16
1.OUVI agora o que diz o SENHOR: Levanta-te, contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua voz.
2.Ouvi, montes, a demanda do SENHOR, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o SENHOR tem uma demanda co o seu povo, e com Israel entrará em juízo.
3.O povo meu que te tenho feito? E com que te enfadei: Testifica contra mim.
4.Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã.
5.Povo meu, lembra-te agora do que consultou Balaque, rei de Moabe, e o que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças as justiças do SENHOR.
6.Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo: Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?
7.Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?
8.Ele te declarou, po homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?
9.A voz do SENHOR clama à cidade e oque é sábio verá o teu nome. Ouvi a vara, e quem a ordenou.
10.Ainda há na casa do ímpio tesouros da impiedade, e medida escassa, que é detestável?
11.Seria com balanças falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos?
12.Porque os seus ricos estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras e a sua língua é enganosa na sua boca.
13.Assim eu também te enfraquecerei, ferindo-te e assolando-te por causa dos teus pecados.
13.Tu comerás, mas não te fartarás e a tua humilhação estará no meio de ti; removerás os teus bens mas não livrarás; e aquilo que livrares, eu o entregarei à espada.
14.Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás com azeite; e pisarás o mosto, mas não beberás vinho.
15.Porque se observam os estatutos de Onri, e toda a obra da casa de Acabe e andais nos conselhos deles; para que eu te faça uma desolação, e dos seus habitantes um assobio; assim trareis sobre vós o opróbrio do meu povo.
MIQUÉIAS 7:1-20
1.AI de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
2.Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue, cada um caça a seu irmão com a rede,
3.as suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe; e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.
4.O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos, veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.
5.Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca.
6.porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra aasua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.
7.Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.
8.Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz.
9.Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito, ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.
10.E a minha inimiga verá isso, e cobri-la-á a vergonha, que me diz: Onde está o SENHOR teu Deus? Os meus olhos a contemplarão; agora será ela pisada como a lama das ruas.
11.No dia em que reedificar os teus muros, nesse dia estará longe e dilatado o estatuto.
12.Naquele dia virá a tik, d esde a Assíria e das cidades fortificadas, e das cidades fortificadas até ao rio, e do mar até ao mar, e da montanha até à montanha.
13.Mas esta terra será posta em desolação, por causa dos seus moradores, por causa do fruto das suas obras.
14.Apascenta o teu povo com a tua vara, o rebanho da tua herança, que habita a sós, no bosque, no meio do Carmelo, apascentem-se em Basã e Gileade, como nos dias do passado.
15.Eu lhes mostrarei maravilhas, coo nos dias da tua saída da terra do Egito.
16.As nações o verão, e envergonhar-se-ão, por causa de todo o seu poder, porão a mão sobre a boca, e os seus ouvidos ficarão surdos.
17.Lamberão o pó como serpente, como vermes da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao SENHOR nosso Deus, e terão medo de ti.
18.Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança: Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.
19.Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançaras todos os seus pecados nas profundezas do mar.
20.Darás a Jacó a fidelidade, e a Abrão a benignidade, que juraste a nossos pais desde os dias antigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário