sábado, 1 de outubro de 2016

5 de Junho

PROVÉRBIOS 16:21-23
21.O SÁBIO de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.
22.O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.
23.O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.

SALMO 123:1-4
1.A TI levanto os meus olhos, ó tu que habitas nos céus.
2.Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.
3.Tem piedade de nós, ó SENHOR, tem piedade de nós, pois estamos assaz fartos de desprezo.
4.A nossa alma está extremamente farta da zombaria daqueles que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.

ATOS 3:1-26
1.E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2.E era trazido um  homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3.O qual vendo a Pedro e João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4.E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5.E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6.E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7.E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8.E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9.E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10.e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
11.E, apegando-se o coxo que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
12.E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olham tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13.O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14.Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15.E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
16.E pela fé no seu  nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, a presença de todos vós, esta perfeita saúde.
17.E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
18.Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado, que o Cristo havia de padecer.
19.Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,
20.e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
21.O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
22.Porque Moisés disse aos pais: O SENHOR vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
23.E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminado dentre o povo.
24.Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falavam, também predisseram estes dias.
25.Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
35.Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós para que nisso vos abençoasse, no apartar; a cada um de vós, das vossas maldades.

2 SAMUEL 23:24-39
24.ASAEL, irmão de Joabe, estava entre os trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Belém;
25.Samá, harodita; Elica, harodita;
26.Helez, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta;
27.Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita;
28.Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita;
29.Elebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribei, de Gibeá dos filhos de Benjamim;
30.Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás;
31.Abi-Albom, arbatita, Azmavete, barumita;
32.Eliaba, saalbonita; os filhos de Jásen e Jônatas;
33.Samá, haratita, Aião, filho de Sagar, ararita;
34.Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita;
35.Nesrai, carmelita; Paarai, arbita;
36.Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita;
37.Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia;
38.Ira, itrita; Garebe, itrita;
39.Urias, heteu; trinta e sete ao todo.

2 SAMUEL 24:1-25
1.E A IRA do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
2.Disse, pois, o rei a Joabe, capitão do exército, o qual tinha consigo:  Agora percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo.
3.Então disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o SENHOR teu Deus a este povo cem vezes tanto quanto agora é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; mas, por que deseja o rei meu senhor este negócio?
4.Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe, e contra os capitães do exército; Joabe, pois, saiu com os capitães do exército da presença do rei, para numerar o povo de Israel.
5.E passaram o Jordão; e acamparam-se em Aroer, à direita da cidade que está no meio do ribeiro de Gade, junto a Jazer.
6.E foram a Gileade, e à terra baixa de Hodsi; também foram até Dã-Jaã, e ao redor de Sidom.
7.E foram à fortaleza de Tiro, e a todas as cidades dos heveus e dos cananeus; e saíram para o lado do sul de Judá, a Berseba.
8.Assim percorreram toda a terra; e ao cabo de nove meses e vinte dias voltaram a Jerusalém.
9.E Joabe deu ao rei a soma do número do povo contado; e havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que arrancavam da espada; e os homens de Judá eram quinhentos mil homens.
10.E Pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SE/NHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
11.Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
12.Vai, e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.
13.Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.
14.Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
15.Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.
16.Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
17.E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
18.E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu.
19.Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o SENHOR lhe tinha ordenado.
20.E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra.
21.E disse Araúna: Por que vem o rei meu SENHOR ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo.
22.Então disse Araúna a Davi; Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para lenha.
23.Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais araúna ao rei: O SENHOR teu Deus tome prazer em ti.
24.Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.
25.E edificou ali Davi ao SENHOR um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o SENHOR se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário