sábado, 1 de outubro de 2016

4 de Junho

PROVÉRBIOS 16:19-20
19.MELHOR é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.
20.O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.

SALMO 122:1-9
1.ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.
2.Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
3.Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta.
4.Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR.
5.Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.
6.Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. 
7.Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dento dos teus palácios.
8.Por causa dos meus irmãos e amigos; direi: Paz esteja em ti.
9.Por causa da casa do SENHOR nosso Deus, buscarei o teu bem.

ATOS 2:1-47
1.E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2.e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousavam sobre cada um deles.
4.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5.E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todos as nações que estão debaixo do céu.
6.E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7.E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo, uns aos outros: Pois quê? não são galileus todos esses homens que estão falando?
8.Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9.Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10.e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

prosélito - substantivo masculino: 1. entre os antigos hebreus, indivíduo recém-convertido à religião judaica. 2. pessoa que foi atraída e que se converteu a uma religião, uma seita, uma doutrina ou um partido, um sistema, uma ideia etc.; adepto, sectário, partidário.
11.cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falas das grandezas de Deus.
12.E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13.E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
mosto (ô/) substantivo masculino - sumo de uvas frescas que não tenham passado pelo processo de fermentação, vinho novo, retirado do lagar.
14.Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15.Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16.Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17.E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne;  e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terá visões, e os vossos velhos terão sonhos;
18.E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minha servas naqueles dias e profetizarão;
19.E farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumo.
20.O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
21.E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
22.Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
23.a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;
24.ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;
25.porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
26.Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança;
27.Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
28.Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo,
29.Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
30.Sendo, pois ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,
31.nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
32.Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
33.De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
34.Porque Deus não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
35.Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
escabelo (ê/) - substantivo masculino - arca ('caixa') cuja tampa serve de banco, geralmente para mais de uma pessoa; tem encosto e pode ter braços; pequeno banco com vários assentos; pequeno banco para apoio dos pés.

36.Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
37.E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38.E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39.porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40.E como muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos deste geração perversa.
41.De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
42.E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43.E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44.E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45.E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46.E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47.louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

2 SAMUEL 22:21-51
21.RECOMPENSOU-ME o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu.
22.Porque guardei os caminhos do SENHOR; e não me apartei impiamente do meu Deus.
23.Porque todos os seus juízos estavam diante de mim; e de seus estatutos não me desviei.
24.Porém fui sincero perante ele; e guardei-me da minha iniquidade.
25.E me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos.
26.Com o benigno, te mostras benigno; com o homem íntegro te mostras perfeito.
27.Com o puro te mostras puro; mas com o perverso te mostras rígido.
28.E o povo aflito livras; mas teus olhos são contra os altivos e tu os abaterás.
29.Porque tu, SENHOR, és a minha lâmpada; e o SENHOR ilumina as minhas trevas.
30.Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.
31.O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
32.Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
33.Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
34.Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas.
35.Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços.
36.Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer.
37.Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.
artelho (ê/) substantivo masculino - articulação; junta de ossos, nó, junta que liga a perna ao pé, tornozelo.
38.Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse.
39.E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés.
40.Porque me cingiste de força para a peleja; fizeste abater-se debaixo de mim os que se levantaram contra mim.
41.E deste-me o pescoço de meus inimigos, daqueles que me tinham ódio, e os destruí.
42.Olharam, porém não ouve libertador; sim, para o SENHOR, porém não lhes respondeu.
43.Então os moí como o pó da terra; como a lama das ruas os trilhei e dissipei.
44.Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá.
45.Os filhos de estranhos se me sujeitaram; ouvindo a minha voz, me obedeceram.
46.Os filhos de estranhos desfaleceram; e, cingindo-se, saíram dos seus esconderijos.
47.Vive o SENHOR, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação.
48.O Deus que me dá inteira vingança, e sujeita os povos debaixo de mim.
49.E o que me tira dentre os meus inimigos; e tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam; do homem violento me livras.
50.Por isso, ó SENHOR, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores aos teu nome.
51.Ele é a torre das salvações do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua descendência para sempre.

2 SAMUEL 23:1-23
1.E ESTAS são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel.
2.O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
3.Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.
4.E sera como a luz da manhã, quando sai o sol da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.
5.Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o faz brotar.
6.Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos que se lançam fora, porque não podem ser tocados com a mão.
7.Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança, e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar.
8.Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
9.E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
10.Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
11.E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
12.Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento.
13.Também três dos trinta chefes desceram, e no tempo da sega foram a Davi, à caverna de Adulão; e a multidão dos filisteus acampara no vale de Refaim.
14.Davi estava então num lugar forte, e a guarnição dos filisteus em Belém.
15.E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
16.Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cistena de Belém, que está junto à porta, e a tomaram e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR.
17.E disse: Guarda-me, ó SENHOR, de que tal faça beberia eu o sangue dos homens que foram com risco da sua vida? De maneira que não a quis beber; isto fizeram aqueles três poderosos.
18.Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três.
19.Porventura este não era o mais nobre dentre estes três? Pois era o primeiro deles; porém aos primeiros três não chegou.
20.Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.
21.Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.
22.Estas coisas fez Banaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre três poderosos.
23.Dentre os trinta ele era o mais nobre, porém aos três primeiros não chegou; e Davi o pôs sobre os seus guardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário