sábado, 1 de outubro de 2016

27 de Maio

PROVÉRBIOS 16:4-5
4.O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.
5.Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.

SALMO 119:65-80
Tet
65.FIZESTE bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
66.Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.
67.Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
68.Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.
69.Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos.
70.Engrossa-se-lhes o coração com gordura, mas eu me recreio na tua lei.
71.Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
72.Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.
Iód
73.As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.
74.Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra.
75.Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.
76.Sirva pois a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.
77.Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia.
78.Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.
79.Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecidos os teus testemunhos.
80.Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.

JOÃO 16:1-33
1.TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
2.Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
3.E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4.Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
5.E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6.Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7.Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8.E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9.De pecado, porque não crêem em mim; 
10.da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11.e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12.Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13.Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14.Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15.Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
16.Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.
17.Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz: Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis, e: Porquanto vou para o Pai?
18.Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos  o que diz.
19.Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
20.Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21.A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
22.Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
23.E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em menu nome, ele vo-lo há de dar.
24.Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
25.Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que  não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
26.Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
27.pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes; e crestes que saí de Deus.
28.Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
29.Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
30.Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
31.Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
32.Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
33.Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

2 SAMUEL 12:1-31
1. E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
2.O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
3.Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
4.E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
5.Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
6.E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
7.Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livre das mãos de Saul;
8.e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9.Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10.Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
11.Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos; e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
12.Porque tu fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
13.Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.
14.Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
15.Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
16.E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou , e passou a noite prostrado sobre a terra.
17.Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
18.E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
19.Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
20.Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
21.E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
22.E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Deus se compadecerá de mim, e viverá a criança?
23.Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
24.Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.
25.E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao SENHOR.
26.Ora pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real.
27.Então mandou Joabe mensageiros a Davi, e disse: Pelejei contra Rabá, e também tomei a cidade das águas.
28.Ajunta, pois, agora o restante do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome.
29.Então ajuntou Davi a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou.
30.E tirou a coroa da cabeça do seu rei, cujo peso era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta sobre a cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo.
31.E, trazendo o povo que havia nela, o pôs ás serras, e às talhadeiras de ferro, e aos machados de ferro, e os fez passar por forno de tijolos; e assim fez a todas as cidades dos filhos de Amom; e voltou Davi e todo o povo para Jerusalém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário