sábado, 1 de outubro de 2016

24 de Maio

PROVÉRBIOS 15:31-32
31.OS OUVIDOS que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios.
32.O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.

SALMO 119:17-32
Guímel
17.FAZE bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
18.Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
19.Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
20.A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.
21.Tu  repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos.
22.Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos.
23.Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.
24.Também os teus testemunhos são  meu prazer e os meus conselheiros.
Dálet
25.A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.
26.Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos.
27.Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.
28.A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.
29.Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei.
30.Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.
31.Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas.
32.Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.

JOÃO 13:31-38
31.TENDO ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele.
32.Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar.
33.Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora.
34.Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35.Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
36.Disse-lhe Simão Pedro: Senhor para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.
37.Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.
38.Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade ti digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.

JOÃO 14:1-14
1.NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar vos lugar.
3.E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4.Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5.Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6.Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7.Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9.Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10.Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11.Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12.Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13.E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14.Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei.

2 SAMUEL 4:1-12
1.OUVINDO, pois, o filho de Saul, que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram; e todo o Israel pasmou.
2.E tinha o filho de Saul dois homens capitaẽs de tropas; e era o nome de um Baaná, e o nome do outro Recabe, filhos de Rimom, o beerotita, dos filhos de Benjamim, porque também Beerote se reputva de Benjamim.
3.E tinha fugido os beerotitas para Gitaim, e ali têm peregrinado até ao dia de hoje.
4.E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apresando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.
5.E foram os filhos de Rimom, o beerotita, Recabe e Baaná, e entraram em casa de Is-Bosete no maior calor do dia, estando ele deitado a dormir, ao meio-dia.
6.E ali entraram até ao meio da casa, como que vindo buscar trigo, e o feriram na quinta costela; e Recabe e Baaná, seu irmão escaparam.
7.Porque entraram na sua casa, estando ele na cama deitado, no seu quarto, e o feriram, e o mataram, e lhe cortaram a cabeça; e, tomando a sua cabeça andaram toda a noite caminhando pela planície.
8.E trouxeram a cabeça de Is-Bosete a Davi, a Hebrom, e disseram ao rei: Eis aqui a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o SENHOR vingou hoje ao rei meu senhor, de Saul e da sua descendência.
9.Porém Davi, respondendo a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, o beerotita, disse-lhes: Vive o SENHOR, que remiu a minha alma de toda a angustia,
10.se aquele que me trouxe novas, dizendo: Eis que Saul é morto, parecendo-lhe, porém, aos olhos que era como quem trazia boas novas, eu logo lancei mão dele, e o matei em Ziclague, cuidando ele que eu por isso lhe desse recompensa.
11.Quanto mais a ímpios homens, que mataram um homem justo em sua casa, sobre a sua cama; agora, pois, não requereria eu o seu sangue de vossas mãos, e não vos exterminaria da terra?
12.E deu Davi ordem aos seus moços que os matassem; e cortaram-lhes os pés e as mãos, e os penduraram sobre o tanque de Hebrom; tomaram, porém, a cabeça de Is-Bosete, e a sepultaram na sepultura de Abner, em Hebrom.


2 SAMUEL 5:1-25
1.ENTÃO todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne.
2.E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, era tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel.
3.Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.
4.Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.
5.Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
6.E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra, e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão querendo dizer: Não entrará Davi aqui.
7.Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
8.Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.
9.Assim habitou Davi na fortaleza e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.
10.E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.
11.E Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros, e pedreiros que edificaram a Davi uma casa.
12.E entendeu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel, e que exaltara o seu reino por amor do seu povo.
13.E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas.
14.E estes são os nomes dos que nasceram em Jerusalém: Samua, e Sobabe, e Natã, e Salomão,
15.e Ibar, e Elisua, e Nefegue, e Jafia,
16.e Elisama, e Eliada, e Elifelete.
17.Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi, o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza.
18.E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim.
19.E Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus  nas tuas mãos.
20.Então foi Davi a Baal-Perzaim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o SENHOR a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.
21.E deixaram ali os seus ídolos; e Davi e os seus homens os tomaram.
22.E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo vale de Refaim.
23.E Davi consultou ao SENHOR, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles, por defronte das amoreiras.
24.E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o SENHOR saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.
25.E fez Davi assim como o SENHOR lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Gibeá, até chegar a Gezer.

2 SAMUEL 6:1-23
1.E TORNOU Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
2.E levantou Davi, e partiu com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
3.E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4.E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
5.E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também de harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
6.E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixaram pender.
7.Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
8.E Davi se contristou, porque o SENHOR abrira rotura em Uzá; até ao dia de hoje.
9.E temeu Davi ao SENHOR naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do SENHOR?
10.E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
11.E ficou a arca do  SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa.
12.Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o SENHOR a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
13.E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
14.E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
15.Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas.
16.E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
17.E introduzindo a arca do SENHOR, a puseram no seu lugar, na tenda que Davi lhe armara; e ofereceu Davi holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR.
18.E acabando Davi de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.
19.E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa.
20.E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos,como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.
21.Disse, porém, Daví a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado.
22.E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23.E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário