quarta-feira, 31 de agosto de 2016

4 de Outubro

PROVÉRBIOS 24:21-22
21.TEME ao SENHOR, filho meu , e ao rei, e não te ponhas com os que buscam mudanças,
22.Porque de repente se levantará a sua destruição, e a ruína de ambos, quem o sabe?

SALMO 76:1-12
1.CONHECIDO é que Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel.
2.E em Salém está o seu tabernáculo, e a sua morada em Sião.
3.Ali quebrou as flechas do arco; o escudo, e a espada, e a guerra. (Selá.)
4.Tu és mais ilustre e gloriosos do que os montes de caça.
5.Os que são ousados de coração   são despojados; dormiram o seu sono; e nenhum dos homens de força achou as próprias mãos.
6.À tua repreensão, ó Deus de Jacó, carros e cavalos são lançados num sono profundo.
7.Tu, tu és temível; e quem substituirá à tua vista, uma vez que te irares?
8.Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou,
9.Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra. (Selá.)
10.Certamente a cólera do homem redundará em teu louvor, o restante da cólera tu o restringirás.
11.Fazei votos, e pagai ao SENHOR vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor dele, àquele que é temível.
12.Ele ceifará o espírito dos príncipes; é tremendo para com os reis da terra.

COLOSSENSES 1:1-20
1.PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade Deus, e o irmão Timóteo,
2.aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
3.Graças damos a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,
4.porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos;
5.por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
6.que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando,como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;
7.como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo,
8.o qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.
9.Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.
10.para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus,
11.corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;
12.dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
13.o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
14.em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
15.O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
16.porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
17.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
18.E ele é a cabeço do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
19.Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
20.e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

JEREMIAS 2:31-37
31.OH GERAÇÃO! Considerai vós a palavra do SENHOR: Porventura tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por que, pois, diz o meu povo: Temos determinado; não viremos mais a ti?
32.Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.
33.Por que ornamentas o teu caminho, para buscares o amor: Pois até às malignas ensinaste os teus caminhos.
34.Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados; não caveis para achar, pois se vê em todas estas coisas.
35.E ainda dizes Eu estou inocente, certamente a sua ira se desviou de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei.
36.Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho? Também do Egito serás envergonhada, como foste envergonhada da Assíria.
37.Também daquele sairás com as mãos sobre a tua cabeça; porque o SENHOR rejeitou a tua confiança, e não prosperarás com eles.

JEREMIAS 3:1-25
1.ELES dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.
2.Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não de não te prostituístes? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia.
3.Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.
4.Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo. Pai meu, tu és o guia da minha mocidade?
5.Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste.
6.Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo -se.
7.E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá.
8.E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lh dei a sua carta de divórcio, qua a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituir.
9.E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira.
10.E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente, diz o SENHOR.
11.E o SENHOR me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá.
12.Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti, porque misericordioso sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira.
13.Somente reconhece a tua iniquidade, que transgrediste contra o SENHOR teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR.
14.Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família, e vos levarei a Sião.
15.E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
16.E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutifardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra.
17.Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.
18.Naqueles dias andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte, para a terra que dei em herança a vossos pais.
19.Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos, e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? Mas eu disse: Tu me chamarás meu pai, e de mim não desviarás.
20.Deveras como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o SENHOR.
21.Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram do SENHOR seu Deus.
22.Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões.Eis-nos aqui, vimos a ti, porque tu és o SENHOR nosso Deus.
23.Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no SENHOR nosso está a salvação de Israel.
24.Porque a confusão devorou o trabalho de nossos pais desde a nossa mocidade; as suas ovelhas e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas.
25.Deitemo-nos em nossa vergonha; e cubra-nos a nossa confusão, porque pecamos contra o SENHOR nosso Deus, nós e nossos pais, desde a nossa mocidade, até o dia de hoje; e não demos ouvidos à voz do SENHOR nosso Deus.

JEREMIAS 4:1-18
1.SE voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando,
2.e jurarás: Vive o SENHOR na verdade, no  juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações, e nele se gloriarão.
3.Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e a Jerusalém: Preparai para para vós o  campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos.
4.Circuncidai-vos ao SENHOR, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sai como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.
5.Anunciai em Judá, e fazei ouvir em Jerusalém, e dizei: Tocai a trombeta na terra, gritai em alta voz dizendo: Ajuntai-vos, e entremos nas cidades fortificadas.
6.Arvorai a bandeira rumo a Sião, fugi, não vos detenhais, porque eu trago do norte um mal, e uma grande destruição
7.Já um leão subiu da sua ramada e um destruidor dos gentios; ele já partiu, e saiu do seu lugar para fazer da tua terra uma desolação, a fim de que as tuas cidades sejam destruídas, e ninguém habite nelas.
8.Por isto cingi-vos de sacos, lamentai, e uivai, porque o ardor da ira do SENHOR não se desviou de nós.
9.E sucederá naquele tempo, diz o SENHOR, que se desfará o coração do rei e o coração dos príncipes; e os sacerdotes pasmarão, e os profetas se maravilharão.
10.Então disse eu: Ah, SENHOR Deus! Verdadeiramente enganaste grandemente a este povo e a Jerusalém, dizendo: Tereis paz; pois a espada penetra-lhe até à alma.
11.Naquele tempo se dirá a este povo e a Jerusalém: Um vento seco das alturas do deserto veio ao caminho da filha do meu povo; não para padejar, nem para limpar;
12.mas um vento mais veemente virá da minha parte; agora também eu pronunciarei juízos contra eles.
13.Eis que virá subindo como nuvens e os seus carros como a tormenta; os seus cavalos serão mais ligeiros do que as águias; ai de nós, que somos assolados!
14.Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniquidade.
15.Porque uma voz nuncia desde Dã, e faz ouvir a calamidade desde o monte de Efraim.
16.Lembrai isto às nações; fazei ouvir contra Jerusalém, que vigias vêm de uma terra remota, e levantarão a sua voz contra as cidades de Judá.
17.Como os guardas de um campo, estão contra ela ao redor; porquanto ela se rebelou contra mim, diz o SENHOR.
18.O teu caminho e as tuas obras te fizeram estas coisas; esta é a tua maldade, e amargosa é, que te chega até ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário