sexta-feira, 26 de agosto de 2016

28 de setembro

PROVÉRBIOS 24:8
8.ÀQUELE que cuida em fazer mal, chamá-lo-ão de pessoa danosa.

SALMO 70:1-5
1.APRESSA-TE, ó Deus, em me livrar, SENHOR, apressa-te em ajudar-me.
2.Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal.
3.Virem as costas como recompensa das sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!
4.Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente; Engrandecido seja Deus.
5.Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas.

EFÉSIOS 6:1-24
1.VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3.para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4.E vós,k pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação de Senhor.
5.Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
6.Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
7.servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
8.Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
9.E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
10.No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12.Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15.e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16.tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18.orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
19.e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20.pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
21.Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Se nhor, vos informará de tudo.
22.O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.
23.Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
24.A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém.

ISAÍAS 54:1-17
1.CANTA alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR.
2.Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.
3.Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.
4.Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.
5.Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.
6.Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus.
7.Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei;
8.com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.
9.Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.
10.Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.
11.Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras.
12.E farei os teus vitrais de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e todos os teus termos de pedras aprazíveis.
13.E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante.
14.Com justiça serás estabelecida; estarás longe da opressão, porque já não temerás; e também do terror, porque não chegará a ti.
15.Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti.
16.Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramente para a sua obra, também criei o assolador, para destruir.
17.Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará,e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.

ISAÍAS 55:1-13
1.Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2.Por que gastais o dinheiro naquilo que não pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que  não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma deleite com a gordura.
3.Inclinai os vosso ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
4.Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
5.Eis que chamarás a uma não que não conheces, e uma ção que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel, porque ele te glorificou.
6.Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7.Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se conversa ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandiosos é em perdoar.
8.porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vosso caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9.Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
10.Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come.
11.assim será a minha palavra, que sair da minha boca ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
12.Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13.Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.

ISAÍAS 56:1-12
1.ASSIM diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
2.Bem aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
3.E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo, nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
4.Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam  a minha aliança:
5.Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
6.E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
7.também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos, e os seus sacrifícios seráo aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
8.Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajustaram.
9.Vós, todos os animais do campo, todos os animais dos bosques, vinde comer.
10.Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.
11.E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.
12.Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.

ISAÍAS 57:1-13
1.PERECE  o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.
2.Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.
3.Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, descendência adulterina, e de prostituição.
4.Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? Porventura não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade,
5.que vos inflamais com os deuses debaixo de toda a árvore verde, e sacrificais os filhos nos ribeiros, nas fendas dos penhascos?
6.Nas pedras lisas dos ribeiros está a tua parte; estas, estas são a tua sorte; sobre elas também derramaste a tua libação, e lhes ofereceste ofertas; contentar-me-ia eu com estas coisas?
7.Sobre o monte alto e levantado pões a tua cama; e lá subiste para oferecer sacrifícios.
8.E detrás das portas, e dos umbrais puseste o teu memorial; pois te descobriste a outros que não a mim, e subiste, alargaste a tua cama, e fizeste aliança com alguns deles; amaste a sua cama, onde quer que a viste.
9.E foste ao rei com óleo, e multiplicaste os teus perfumes e enviaste os teu embaixadores para longe, e te abateste até ao inferno.
10.Na tua comprida viagem te cansaste; porém não disseste: Não há esperança; achaste novo vigor na tua mão, por isso não adoeceste.
11.Mas de quem tiveste receio, ou temor, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem no teu coração me pusesses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?
12.Eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão.
13.Quando clamares, livrem-te os ídolos que ajuntaste; mas o vento a todos levará, e um sopro os arrebatará; mas  que confia em mim possuirá a terra, e herdará o meu santo monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário