sexta-feira, 26 de agosto de 2016

30 de Setembro

PROVÉRBIOS 24:11-12
11.SE TU deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte, e aos que estão sendo levados para a matança;
12.Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura não o considerará aquele que pondera os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? Não dirá ele ao homem conforme a sua obra?

SALMO 72:1-20
1.Ó DEUS, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei.
2.Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo.
3.Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça.
4.Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor.
5.Temer-te-ão enquanto durarem o sol e a lua, de geração em geração.
6.Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra.
7.Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.
8.Dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.
9.Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
10.Os reis de Társis e das ilhas trarão presente; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons.
11.E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.
12.Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
13.Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.
14.Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
15.E viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração; e todos os dias o bendirão.
16.Haverá um punhado de trigo na terra sobre as cabeças dos montes; o seu fruto se moverá como  o Líbano, e os da cidade florescerão como a erva da terra.
17.O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado
18.Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.
19.E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém.
20.Aqui acabam as orações de Davi, filho de Jessé.

FILIPENSES 1:27-30
27.SOMENTE deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos seja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
28.E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.
29.Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,
30.tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim..

FILIPENSES 2:1-18
1.PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões.
2.completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo sentindo uma mesma coisa.
3.Nada façais por contenda ou por vanglória mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4.Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5.De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6.que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7.mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8.e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10.para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra, e debaixo da terra,
11.e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
12.De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
13.porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
14.Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15.para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
16.retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.
17.E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifico e serviço da vossa lei, folgo e me regozijo com todos vós.
18.E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.

ISAÍAS 60:1-22
1.LEVANTA-TE, resplandece, por que vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti,
2.porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
3.E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
4.Levanta em redor os teus olhos e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.
5.Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; orque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.
6.A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão e publicarão os louvores do SENHOR.
7.Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti, os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.
8.Quem são estes que vêm voando como nuvens, como pombas à suas janelas?
9.Certamente as ilhas me aguardarão, e primeiro os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do SENHOR teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou.
10.E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor de feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti.
11.E as tuas portas estarão abertas de contínuo, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas dos gentios, e, conduzidos com elas os seus reis.
12.Porque a nação e o reino que não te servirem pertencerão; sim, essas nações serão de todo assoladas.
13.A glória do Líbano virá a ti; a faia, o pinheiro, o álamo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar dos meus pés.
14.Também virão a ti, inclinando-se os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel.
15.Em lugar de seres deixada, e odiada, de modo que ninguém passava por ti, far-te-ei uma excelência perpétua, um gozo de geração em geração.
16.E mamarás o leite dos gentios, e alimentar-te-ás ao peito dos reis; e saberás que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó.
17.Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e por madeira, bronze, e por pedras, ferro, e farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores.
18.Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas Louvor.
19.Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.
20.Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o SENHOR será a tua luz perpetua, e os dias do teu luto findarão.
21.E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
22.O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente.

ISAÍAS 61:1-11
1.O ESPÍRITO do Senhor Deus está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2.a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3.a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza; óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
4.E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
5.E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
6.Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.
7.Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
8.Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.
9.E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.
10.Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
11.Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.

ISAÍAS 62:1-5
1.POR amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa.
2.E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do SENHOR designará.
3.E será uma coroa de glória na mão do SENHOR, e um diadema real na mão do teu Deus.
4.Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará.
5.Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário