terça-feira, 23 de agosto de 2016

11 de Setembro

PROBÉRBIOS 23:4-5
4.NÃO te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.
5.Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.

SALMO 55:1-23
1.INCLINA, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.
2.Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído.
3.Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniquidade, e com furor me odeiam.
4.O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores de morte caíram sobre mim.
5.Temor e tremor vieram sobre mim, e o horror me cobriu.
6.Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.
7.Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá).
8.Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.
9.Despedaça, SENHOR, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.
10.De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniquidade e malícia estão no meio dela.
11.Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.
12.Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
13.Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
14.Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.
15.A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.
16.Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.
17.De tarde e de manhã ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
18.Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim, pois havia muitos comigo.
19.Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.
20.Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.
21.As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração; as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.
22.Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
23.Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.

2 CORÍNTIOS 12:1-10
1.EM VERDADE que não convém gloriar-me; mas passarei à visões e revelações do Senhor.
2.Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
3.E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe).
4.Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
5.De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.
6.Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, por que direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
7.E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber um mensageiro de Satanás  para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8.Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
9.E disse-me: A minha graça de basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10.Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

ISAÍAS 8:1-22
1.DISSE-ME também o SENHOR: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa.
2.Então tomei comigo fiéis testemunhas, a Urias sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias,
3.E fui ter com a profetiza, e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o SENHOR me disse: Põe-lhe o nome de Maer-Salal-Has-Baz.
4.Porque antes que o menino saiba dizer meu pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos da Samaria, diante do rei da Assíria.
5.E continuou o SENHOR a falar ainda comigo, dizendo:
6.Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé que correm brandamente, e alegrou-se com Rezim e com o filho de Remalias,
7.portanto eis que o SENHOR fará subir sobre eles as águas do rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras.
8.E passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel.
9.Ajuntai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços.
10.Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá, porque Deus é conosco.
11.Porque assim o SENHOR me disse com mão forte, e me ensinou que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo:
12.Não chameis conjuração, a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o que ele teme, nem tampouco vos assombreis.
13.Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.
14.Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.
15.E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e será quebrantados, e enlaçados, e presos.
16.Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.
17.E esperarei ao SENHOR, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.
18.eis-me aqui, com os filhos que me deu o SENHOR, por sinais e por maravilhas em Israel, da parte do SENHOR dos Exércitos, que habita no monte de Sião.
19.Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor  vivos consultar-se á aos mortos?
20.À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
21.E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome, e enfurecendo-se, então amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima.
22.E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e sombras de ansiedade, e serão empurrados para as trevas.

ISAÍAS 9:1-10
1.MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
2.O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
3.Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
4.Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
5.Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
6.Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Príncipe da Paz.
7.Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
8.O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ele caiu em Israel.
9.E todo este povo o saberá, Efraim e os moradores de Samaria, que em soberba e altivez de coração, dizem:
10.Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas em cedros as mudaremos.
11.Portanto o SENHOR suscitará, contra ele, os adversários de Rezim, e juntará os seus inimigos.
12.Pela frente virão os sírios, e por detrás os filisteus, e devorarão a Israel á boca escancarada; e nem com tudo isto cesso sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
13.Todavia este povo não se voltou para quem o feria, nem buscou ao SENHOR dos Exércitos.
14.Assim o SENHOR cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia.
15.(O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda).
16.porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos.
17.Por isso o SENHOR não se regozija nos seus jovens, e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere doidices; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
18.Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; e ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão em espessas nuvens de fumaça.
19.Por causa da ira do SENHOR dos Exércitos a terra se escurecerá, e será o povo como combustível para o fogo, ninguém poupará ao seu irmão.
20.Se colher à direita, ainda terá fome, e se comer à esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá c carne de seu braço.
21.Manassés a Efraim, e Efraim a Manassés, e ambos serão contra Judá. Com tudo isto não cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário