quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Salomão

Salomão, filho de Davi  Bate-Seba e rei de Israel.
Homem dotado de sabedoria e insensatez.

Sua sabedoria é vista:

Em sua sábia escolha
I Rs 3:5-9 - Em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e lhe disse: Pede o que queres que te dê.
6.Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em verdade, em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face. Guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7.Agora, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu sou apenas um menino pequeno, e não sei como sair, nem como entrar.
8.Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9.Portanto, dá ao teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia julgar este teu grande povo?

Em sua visão judicial
1 Rs 3:16-28 - Ora, vieram duas prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
17.Disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu tive um filho, estando com ela naquela casa.
18.No terceiro dia depois do meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa, somente nós duas estávamos ali.
19.De noite morreu o filho desta mulher, porque se deitou sobre ele.
20.Assim ela se levantou no meio da noite e, enquanto dormia a tua serva, tirou do meu lado o meu filho, deitou-o no seu seio, e a seu filho morto deitou no meu seio.
21.Levantando-me pela manha, para dar de mamar a meu filho, vi que estava morto. Mas atentando eu para ela à luz do dia, percebi que não era o filho que eu dera à luz.
22.Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, o teu é o morto. Porém esta disse: Não, o morto é teu filho, o meu é o vivo. Assim falaram perante o rei.
23.Disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.
24.Então disse o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.
25.Ordenou o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai metade a uma, e metade a outra.
26.Mas a mulher, cujo filho era o vivo, disse ao rei (pois as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho). Ah, senhor meu! Dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém dizia. Nem meu nem teu. Seja dividido.
27.Então respondeu o rei: Dai à primeira o menino vivo. De modo nenhum o mateis; esta é sua mãe.
28.Quando todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, temeu ao rei, porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

Em sua superioridade aos sábios
1 Rs 4:29-31 - Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.
30.Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
31.Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E correu a sua fama por todas as nações em redor.

Em compor provérbios e dissertações
1 Rs 4:32-34 - Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
33.Discorreu acerca das plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede. Também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes.
34.De todos os povos vinha gente ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido de sua sabedoria.

Na construção do templo
1 Rs 5:6 - O capítulo 5 narra os preparativos para a construção do templo e no capítulo 6 a construção do templo. 
Clique aqui para ler os dois capítulos

Na oração de dedicação
1 Rs 8:22-53 - Clique aqui para ler esta passagem

Sua insensatez revelada:

Em sua luxuosa maneira de viver
1 Rs 4:22-23 - Era o provimento diário de Salomão, trinta coroa de flor de farinha e sessenta coros de farinha,
23.dez bois cevados, vinte bois de pasto e cem carneiros, afora os veados, as gazelas, os corços, e as aves cevadas.

1 Rs 10:21 - Também todos os vasos de beber do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos do Palácio do Bosque do Líbano eram de ouro puro. Não havia neles prata, porque nos dias de Salomão a prata não tinha estimação alguma.

Ao casar-se com mulheres estrangeiras
1 Rs 11:1-2 - (Os pecados de Salomão) Além da filha de Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edonitas, sidônias e hetéias,
2.das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis em contato com eles, e eles não entrarão em contato convosco, porque perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.

Ne 13:23-26 - 

Em sua excessiva sensualidade
1 Rs 11:3 - Tinha setecentas mulheres princesas, e trezentas concubinas. Suas mulheres lhe perverteram o seu  coração.

Ao oprimir o povo
1 Rs 12:4 - Teu pai agravou o nosso jugo, mas agora alivia a dura cerviz de teu pai, e o seu pesado jugo que nos impôs, e nos te serviremos. (O povo se dirigindo a Roboão filho de Salomão).
Leia o capítulo 12 para ter uma visão geral do contexto
Ao aprovar a idolatria
1 Rs 11:4-7 - No tempo da velhice de Salomão suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir a outros deuses, e o  seu coração não era completamente leal para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
5.Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.
6.Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perverteu em seguir ao Senhor como Davi seu pai.
7.Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário