segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Sem os fundamentos o que pode fazer o justo


Introdução
Os fundamentos da sociedade brasileira, e talvez mundial estão sendo abalados. As estrutura que antes nos pareciam tão sólidas estão desmoronando diante de nosso olhos. As tragédias sociais que estamos vivendo trazem incertezas quando ao futuro.
A Palavra de Deus nos alerta sobre isso.

Salmos 11:3 - Quando os fundamentos se abalam o que pode fazer o justo?

Podemos olhar a questão sob dois aspectos.
1º. Nada. O justo não pode fazer nada. Então se aloja o comodismo.
2º. O justo sempre poderá fazer alguma coisa.

Quando lemos este versículos vem à nossa mente uma série de fundamentos. Podemos enumerar alguns:

1. Fundamentos da natureza
2. Fundamentos da família
3. Fundamentos políticos
4. Fundamentos econômicos
5. Fundamentos religiosos

1.Fundamentos da natureza
Terremotos, maremotos, abalos sísmicos, enchentes, vendavais, vulcão, raios, incêndios, desmoronamentos e etc.
Mas sempre poderemos fazer alguma coisa.
Podemos orar.
Podemos ajudar no que pudermos.
Podemos pregar a Palavra de Deus
Podemos dar sugestões.
Podemos criticar.

Eventos da natureza trazem prejuízos e consequência que vão além da nossa capacidade de resposta. Vidas se perdem. Famílias são destruídas.

Maior que os abalos naturais são quando os fundamentos da lei e da ordem são abalados. Os baluartes da verdade e da justiça estão sendo abalados tanto na sociedade quanto na igreja e principalmente na família célula máter da sociedade.

2. Fundamentos da família
A família dentro dos conceitos tradicionais está sendo chamada de família do passado. E estão ensinando isso nas escolas para as crianças. A união de pessoas do mesmo sexo é chamada nas cartilhas escolares de família atual.
 Hoje qualquer união estável é chamada de família. 
Alguns psicólogos não consideram mais o lar como lugar de convivência e sim casa de passagem. 
Não existe mais diálogo.
Não existe mais afeto.
Não existe mais carinho.
Não existe mais o toque.
Há um distanciamento virtual entre pessoas que estão próximas

Uma criança de cinco anos pergunta ao seu pai: Papai você foi pra casa do vovô e da vovó porque eles são teus pais? Sim, responde o pai.
A mamãe vai pra casa dos pais dela? Sim, vai.
E eu? Para onde eu vou?

Eu tento manter o equilíbrio, mas quando se trata do egoísmo superando o amor eu quase saio da linha. É um egoísmo tão grande de certos pais que não levam em consideração os sentimentos de uma criança. Estou falando de famílias cristãs que afirmam que amam a Deus. Amam a um Deus que nunca viram e são incapazes de amar os próprios filhos. São incapazes de superar as divergências. São incapazes de perdoar um ao outro. Onde fica aquele amor que tudo suporta com diz o apóstolo Paulo?

3. Fundamentos políticos e Econômicos
Vamos nos ater à política brasileira. Estamos vivendo um caos onde os poderes estão sendo abalados. Não são mais independentes entre si. Há um conchavo dos três poderes em prol de seus próprios interesses. Não há soberania nacional. São harmoniosos para conduzirem assuntos em benefício próprio. Não há mais subordinação à Carta Magna.

4.Fundamentos econômicos
A classe dominante. Os verdadeiros detentores dos meios de produção estão acima dos Poderes Constituídos e os manipulam como se fossem marionetes. Movimentam a economia através de propinas. Superfaturamento. Obras inacabadas deteriorando. Falta de distribuição de rendas. Salários justos.

5.Fundamentos religiosos
O enfoque do nosso ministério não deve ser como agradar e atrair as multidões, mas sim como agradar e atrair a Presença do Senhor. Não me deixe subir no altar se tua presença não estiver comigo.
Estamos vivendo hoje tempos de fábulas e invenções humanas.

Conclusão
Em rápidas traçamos o perfil dos abalos naturais e sociais. É apenas um esboço para meditação sobre o assunto. Conforme os comentários, as críticas, as sugestões e indicações de bibliografia e fontes iremos ampliando o trabalho.
Muito obrigado!

Fontes:
Bíblia
http://www.webservos.com.br
jsalum.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário