terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Discipulado

Introdução
O preço do discipulado é rendição total a Cristo, em amor que é maior que a afeição familiar. É maior que o desejo de seguir nosso próprio caminho. É maior que o amor ao bens materiais.

Quais são as característica de um discípulo?

Mt 16:24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Seguir a Jesus exige um novo rumo na vida, que precisa ser: 1) Espontâneo e voluntário; 2) Em direção a Jesus, seguindo o caminho; 3) Com renúncia do eu próprio, autonegação; 4) Suportando a cruz até a morte.

Lc 14:27 - E qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Seguindo o exemplo de Cristo, consagrar-se absolutamente, não em rebelião contra Roma, mas na causa do reino, até o martírio

Lc 14:26 - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Aborrecer o maior desejo por qualquer afeição natural (Leanney)


Lc 14:33 - Da mesma forma, qualquer de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.
O discípulo, como um soldado, deve estar pronto a cortar qualquer relação incompatível com a causa do seu mestre.

Jo 8:31 - Disse Jesus aos judeus que criam nele: Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos.
Constância, perseverança, firmeza de propósitos.

Jo 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muitos fruto, e assim vos tornareis meus discípulos.

DISCIPULADO SECRETO

Jo 3:1 - Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos Judeus.

Jo 3:2 - Este foi ter de noite com Jesus, e disse: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus. Pois ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos que tu fazes, se Deus não fosse com ele.

Jo 7:13 - Mas ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.

Jo 12:42 - Contudo, muitos dentre as autoridades creram creram nele. Mas por causa dos fariseus não confessavam a sua fé, pois tinham medo de ser expulsos da sinagoga.

Jo 19:38 - Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, Mas em oculto, por temer os judeus, pediu a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Com a permissão de Pilatos, ele foi e tirou o corpo de Jesus.

Jo 21:22 - Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Segue-me.

BENÇÃOS PROMETIDAS AOS SEGUIDORES
Conhecimento Espiritual
Os 6:3 - Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor. Como a alva será a sua saída, ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. 

Luz Espiritual
Jo 8:12 - Jesus continuou a dizer a multidão: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas mas terá a luz da vida.

Orientação Espiritual
Jo 10:27 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 

Honra Celestial
Jo 12:26 - Aquele que me serve deve seguir-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Exemplo Divino
1 Pe 2:21 - Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário